Perfil: conheça o novo prefeito Roberto Cláudio. "É hora de renovar Fortaleza"

Do jornal O Estado
Em uma das disputas mais acirradas do segundo turno no país, Roberto Cláudio obteve 53,02 % dos votos válidos, ante 46,98 % do petista Elmano de Freitas. No primeiro turno, Elmano de Freitas (PT), que concorreu com o apoio da prefeita Luizianne Lins (PT), terminou em primeiro, com 25,4% dos votos válidos. Aliado do governador Cid Gomes (PSB), Roberto Cláudio terminou em segundo, com 23,9%. Neste último turno, Roberto superou Elmano em número de zonas eleitorais conquistadas (que só obteve a maioria dos votos em três zonas eleitorais).
Para o novo prefeito, Fortaleza é uma cidade cheia de potencial para crescer, se desenvolver e se tornar mais justa e equilibrada socialmente. E para transformar nossos sonhos em realidade, Roberto Claudio deverá administrar Fortaleza com o apoio e a parceria do governador Cid Gomes, da presidenta Dilma Rousseff, do senador Eunício Oliveira, do ministro dos Portos Leônidas Cristino, do ex-prefeito e ex-governador Ciro Gomes, além dos deputados e vereadores dos 14 partidos que estão ao seu lado.
Roberto afirma que, com os pais, aprendeu a gostar de estudar e valorizar a educação. E desde cedo, absorveu da família exemplos de honestidade, gratidão, disciplina e o respeito ao próximo – valores que, segundo ele, fazem parte da sua personalidade. Entre as diversas lideranças políticas que estão unidas Roberto Claudio engata uma vitória que chegou amparada pelo movimento “Para renovar Fortaleza”.
PERFIL
Roberto Cláudio Frota Bezerra Filho, de 37 anos, é fortalezense e médico-sanitarista com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona (EUA). Casado com Carol, tem duas filhas, Isabela e Roberta. Ele é neto e filho de professor. Seu pai, Roberto Claudio Frota Bezerra, foi reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e sua mãe, Maria das Graças, servidora federal da universidade.

Roberto nasceu em Fortaleza, no dia 15 de agosto e como profissional, seu foco de atuação está no planejamento e avaliação de políticas de saúde pública, especialmente no programa de saúde da família.
Em 2006, foi eleito deputado estadual pela primeira vez pelo PHS. No primeiro mandato, atuou como vice-liderança do governo de Cid Gomes (PSB) e presidiu a Comissão de Ciência e Tecnologia. Filiado ao PSB desde 2009, o candidato está no segundo mandato como deputado e é o atual presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2013.
Eleito deputado estadual com 21.283 votos distribuídos entre 146 dos 184 municípios do Ceará. Em seu primeiro mandato, foi vice-líder do Governo na Casa e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia. Também compôs as Comissões de Educação, Cultura e Esportes; Seguridade Social e Saúde; Fiscalização e Controle; Constituição, Justiça e Redação.
Dos candidatos que disputam a Prefeitura de Fortaleza, Roberto Cláudio é o que reúne maior número de partidos aliados (PMDB, PHS, PMN, PSD, PSDC, PTB, PTC, PRP, PRB, PEN, PSL, PP e PTdoB).
Em sua atuação no Legislativo, também participou da Frente Parlamentar de apoio à Defensoria Pública do Estado do Ceará e da Comissão Especial em Defesa da Implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). Fez parte do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia e do Conselho de Segurança Alimentar, como representante da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
Na campanha eleitoral de 2010, obteve 68.469 votos pelo PSB. E em 1º de fevereiro deste ano, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2011-2013, assumindo uma gestão comprometida com a modernização e informatização da Casa e de seus instrumentos, com a otimização dos gastos e com uma política de valorização do servidor para a consolidação de um Parlamento forte, produtivo e respeitado pela sociedade cearense.
Eleito neste domingo (28), promete um conjunto de ações durante os próximos quatros anos de mandato. Entre os principais temas estão: as escolas com o ensino em tempo integral para pré-escola e ensino fundamental, a implantação do Bilhete Único por até duas horas em 100% das linhas de ônibus e a construção de 11 novas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs).
O QUE O FORTALEZENSE PODE ESPERAR DO NOVO PREFEITO ROBERTO CLAÚDIO
Para estas as seguintes áreas, Roberto divulga as seguintes promessas de campanha:

EDUCAÇÃO
Implantar nas escolas públicas o ensino em tempo integral. Estabelecendo gradativamente o ensino em 18 unidades da pré-escola e em 30 escolas do ensino fundamental nos bairros mais carentes da Capital.
Além disso, Roberto Cláudio destaca em sua campanha que vai construir 80 novas creches em parceria com o Governo Federal, implantar cursos de capacitação para jovens e adultos para vagas que vão surgir com a Copa e o curso Pro Enem para alunos ingressarem no ensino superior.
Para os professores, o prefeito inclui em suas promessas uma escola de formação permanente do magistério, aumentos salariais acima da inflação, concursos, cursos de pós-graduação apoiados pela Prefeitura, um terço da carga horária para planejamento de aula e seleção para diretores de escola.

MOBILIDADE URBANA
O prefeito eleito promete introduzir o uso de apenas uma passagem por até duas horas em 100% das linhas de ônibus, além de paradas de ônibus modernas, confortáveis, cobertas e iluminadas, mantendo a passagem de ônibus mais barata do Brasil, implantação de ciclovias e aluguéis de bicicletas.

SAÚDE
O novo prefeito promete construir 11 novas UPAs e com isso alocar três unidades em cada regional da Capital. Entre as propostas do prefeito eleito, também estão a de construir seis policlínicas, dividindo uma em cada regional.

VICE-PREFEITO
Gaudencio Gonçalves de Lucena, vice de Roberto Claudio, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e pós-graduado em Gestão Estratégica em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Casado com a médica Márcia Macedo de Lucena, tem três filhos: Gaudencio Junior, Ingrid e Igor.

Caririense, iniciou a vida política em Barbalha, como Presidente do Centro Estudantil Barbalheense. Filiado ao PMDB desde os anos 70, é atualmente vice-presidente estadual do partido e membro do Diretório Nacional, e participa da direção de várias instituições de classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário