Opinião

Decisão errônea de Juíza prejudica Roberto Cláudio - CENSURA PRÉVIA NO CEARÁ

Uma decisão infeliz. A Juiza Eleitoral Maria das Graças Quental retirou do ar o programa do Roberto Claudio de anteontem sob alegativa de que havia imagens de Lula com Ciro Gomes .
                A Juiza esqueceu que a Constituição assegura plena liberdade de expressão. O próprio Lula já foi multado seis vezes nessas eleições. ACM Neto todo dia fala em mensalão em Salvador e é multado. Hadadd e Serra são  campeões de multas. Por isso é que existe multas e mais multas - só o Hadadd já pagou mais de 308 mil reais de multas por infligir a legislação eleitoral. Mas jamais  teve um programa eleitoral retirado do ar. Isso é censura prévia. Não existe censura prévia no Brasil desde os tempos da Ditadura Militar. Qualquer estudante de Direito desses inúmeros cursos que tem em toda esquina no Brasil sabe disso. A Juíza pisou na bola. O grande prejudicado foi Roberto Claudio mesmo com a compensação em inserções não vale a pena   pois ali era o horário nobre. Vamos ver se o eleitor compensa o 40 votando nele para redimir uma decisão errônea de uma Juiza. Aliás na Justiça o grande jurista Nelson Hungria disse que "só que pode errar é o Supremo e mesmo assim errar por último". A decisão da Juiza colocou em risco sério a vitória de Roberto Claudio. Nenhum programa eleitoral pode sair do ar antecipadamente.
               Só me lembro que trabalhava na redação do jornal O povo ao lado dos jornalista Morais Né, Pádua Campos, Assis Tavares e o editor J.C. Alencar Araripe, nosso excelente professor na Escola de Comunicação Social da UFC e havia um coronel que lia antes de ser publicada todas as matérias políticas que nós escrevíamos.
                Jornalista Pedro Gomes de Matos Neto

Penso eu - Caso a doutora Juiza resolva dizer que estava certa no contraditório ao que diz aí o brulhante jornalista Pedro Gomes de Matos,Neto, este blog está à sua inteira disposição para no mesmo espaço divulgar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário