Tauá: Cid inaugura escola e autoriza obras para UPA, acesso ao aeroporto e Pefoce



A solenidade aconteceu na noite desta quarta-feira (05). O volume de investimento das quatro ações totaliza mais de R$ 15 milhões.

        A noite desta quarta-feira (05) foi de festa para a população da Região dos Inhamuns. O governador Cid Gomes inaugurou, em Tauá, a nova sede da Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Odorico de Andrade, e assinou as ordens de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Perícia Forense e estrada de acesso ao Aeroporto de Tauá. As obras vão beneficiar mais de 250 mil pessoas que moram na região.

        "Eu tenho um carinho especial pela pessoas da Região dos Inhamuns que, apesar das dificuldades geradas pelas condições da natureza, são pessoas que conseguem superar esses desafios e as torna cada vez mais forte. Essas ações vão beneficiar a região e atestam o carinho e respeito que tenho por vocês e isso que estamos fazendo não é favor, é minha obrigação", destacou o governador Cid Gomes.

        Para construir, mobiliar e equipar a nova escola, foram investidos R$ 8 milhões, oriundos do Tesouro Estadual e Governo Federal.Implantada em 2008, a EEEP funcionava em uma escola da rede estadual, adaptada para receber a iniciativa. A unidade é responsável pela matrícula de 382 alunos com a oferta dos cursos técnicos de Administração, Agropecuária, Enfermagem e Informática, em tempo integral. Em um período de três anos, o jovem faz o Ensino Médio e aprende uma profissão. Durante o terceiro ano, o estudante participa de estágio curricular obrigatório e remunerado, propiciado pelo Governo do Estado. Mais de 200 alunos da Escola Monsenhor Odorico já concluíram a educação básica desde que o programa foi iniciado.

        O novo espaço tem capacidade para atender até 540 estudantes. É composto de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Dispõe também de Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, além de um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A obra foi construída no padrão MEC e supervisionada pela Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), por meio Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE).

        Em 2008, o Governo do Estado do Ceará deu início à implantação das Escolas Estaduais de Educação Profissional com 25 escolas. Atualmente, são 88 EEEPs, com aproximadamente 30 mil alunos matriculados, em cerca de 70 municípios. Até o final da atual gestão, em 2014, o Ceará vai ter um total de 140 escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário