Tá na Mônica Bergamo de hoje

CORAÇÃO APERTADO
José Genoino (PT-SP) baixou nesta semana no hospital para fazer exames de coração. Avisado, o próprio Lula acompanhou de perto o andamento das avaliações médicas.

ATENÇÃO MÁXIMA
Dos réus do mensalão, Genoino, ex-presidente do PT, é o que mais preocupa o partido. Seu ânimo oscila. Como José Dirceu e Delúbio Soares, ele é acusado de formaç ão de quadrilha (um a três anos de prisão) e corrupção ativa (dois a 12 anos de prisão).

PIOR CENÁRIO
Se condenados, no total, a mais de quatro anos, eles podem, de fato, ser recolhidos a um presídio. A mais de oito anos, o regime é fechado. Não há possibilidade de cela especial, benefício só concedido a pessoas detidas antes da condenação definitiva.

MELHOR CENÁRIO
Mas mesmo os mais pessimistas do núcleo político do mensalão acreditam que podem sofrer condenações mais leves, de quatro a oito anos. Neste caso, cumpririam pena em regime semiaberto. É que, no caso de réus com bons antecedentes, mesmo juízes "duros" evitam aplicar a pena máxima.

TOALHA
Mais de um mês depois do início do julgamento, praticamente nenhum réu político tem mais esperança de ser absolvido pelo STF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário