Refinaria no CE é absoluta necessidade,diz Graça Caveirão


 A presidente da Petrobras, Graça Foster, defendeu, ontem, o incremento da produção de etanol como resposta ao aumento da demanda por combustível no País. Ela participou de audiência pública conjunta das comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Infraestrutura (CI) para apresentar o plano de investimentos da estatal até 2016.
“O Brasil tem a cara do etanol e o etanol tem a cara do Brasil. Não tem razão para que não volte em dois ou três anos, não há porque não voltar”, afirmou Graça Foster. Questionada pelos senadores nordestinos Wellington Dias (PT-PI), Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT), dentre outros, Foster afirmou que o Brasil importará derivados de petróleo até a entrada em operação de novas refinarias, como as localizadas no Maranhão e no Ceará, classificadas como “absolutamente necessárias”.
“A partir de 2014, a produção de petróleo acompanhará a produção de derivados. As refinarias transformaram-se num sonho não só dos governadores, mas da Petrobras”, sentenciou a presidente da Companhia.
Ela garantiu que existe dentro da companhia grupos de trabalhos atuando “fortemente” para que isso se concretize. Sobre a possibilidade da Petrobrás receber a participação de parceiros para compor na construção da Premium II, como já tinha sido antecipado pelo governador Cid Gomes (PSB), ela disse que a companhia não tem nada contra, mas deu suas condições. “Tem que ser um sócio com grande experiência. Um sócio que saiba fazer”, disse.
Em busca de parceiros
A sugestão na busca de parceiros para a Refinaria Premium II partiu da própria presidente da Pretrobras, em reunião com o governador Cid Gomes, no último mês de julho. A instalação da refinaria Premium II é considerada fundamental para que a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo.
A demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia. Com isso em mente, o governador está em viagem oficial à Coreia do Sul onde visita instalações da refinaria de petróleo GS Caltex, nos arredores de Seul. Durante a visita, o governador conheceu as instalações da refinaria e a tecnologia empregada pela empresa, que é uma das mais viáveis economicamente do mundo. No começo da semana, Cid Gomes reuniu-se com a diretoria da indústria, com o objetivo de firmar parcerias para a instalação da Refinaria Premium II no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário