PROJEÇÃO INTERNACIONAL DE SOBRAL.


A PREFEITURA DE SOBRAL PRESTA COOPERAÇÃO TÉCNICA À REPUBLICA DOMINICANA COM APOIO DA AGÊNCIA BRASILEIRA DE COOPERAÇÃO –ABC DO ITAMARATY.

O diplomata cearense Marcus Vinicius de Souza é o novo embaixador do Brasil na República Dominicana. Ao chegar a São Domingos deparou-se com vários fatos que ligam aquele país ao Ceará. O segundo diplomata na hierarquia da Embaixada, Catunda Resende, também é cearense. Uma das pessoas mais influentes do país chama-se Ceará, mas isso será alvo de uma outra matéria que faremos com base na pesquisa que o embaixador fará, logo que arranje tempo. O que vou destacar agora é o Projeto Internacional de Sobral que Marcus Vinicius de Souza encontrou em plena execução e que poucas pessoas conhecem.
  
A Secretaria de Saúde e Ação Social e a Prefeitura Municipal de Sobral-CE, através da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinaram em novembro de 2011 o projeto de cooperação “Apoio à Implementação do Programa de Redução da Morbimortalidade Materno-Infantil na República Dominicana”, com base na Estratégia Trevo de Quatro Folhas adotado pelo Governo de Sobral em 2001. É o próprio embaixador quem conta:

“As atividades de campo do projeto tiveram início no primeiro semestre de 2012, com a viagem de técnicos dominicanos ao Ceará para conhecer “in loco” a bem sucedida iniciativa sobralense, cuja repercussão se reflete em publicações internacionais da área da saúde.

O objetivo do projeto é o de auxiliar o Governo Dominicano na reorganização de seu sistema de saúde no que tange a atenção materno-infantil e a garantia de apoio social às famílias com gestantes, puérperas e crianças em situação de risco clínico e social. Para tanto, dando continuidade aos entendimentos mantidos em Sobral pelos técnicos dominicanos, delegação sobralense deverá visitar a República Dominicana. Vale registrar que na Prefeitura de Sobral o projeto está sendo acompanhado mais diretamente pela Coordenação da Atenção Primária à Saúde, Dra. Indhira Sherlock Melo de Aguiar e pela Coordenação da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Dra. Francisca Júlia dos Santos Sousa”.

A reportagem acima é do jornalista Wilson Ibiapina, especialmente para www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário