Presos mulher e filho e prefeito é afastado

Treze pessoas foram presas, na manhã de ontem, em Trairi, durante Operação Trairi Limpo, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público Eleitoral (MPE/CE). Eles são suspeitos de favorecer a campanha do candidato a prefeito apoiado pela atual gestão com recursos públicos.
De acordo com delegado da Polícia Federal, Janderlyer Gomes, que acompanhou a operação, foram encontrados objetos, como medicamentos, que indicam a prática irregular de compra de voto.

As investigações, segundo ele, surgiram após o Ministério Público desmontar um esquema de cerca de R$ 20 milhões desviados dos cofres do Município entre os anos de 2010 e 2012. O trabalho resultou, além das prisões, na aplicação de 27 mandados de busca e apreensão. As diligências continuam e o objetivo do MP é coibir a prática nestas eleições.
Ainda segundo a Polícia Federal, os suspeitos estavam sendo monitorados há cerca de um mês. A primeira-dama, Sílvia Virgínia Aguiar, foi presa durante a operação.

Além dela, o secretário de Saúde, José Evandro da Cunha, a secretária de Educação, Maria das Graças, o vereador Magno Magalhães, o presidente da Câmara, Antônio Barros, a vereadora Francisca Oneide, a candidata a vereadora Rebeca Castro e o vice-prefeito Francisco Flávio de Azevedo. O filho do prefeito afastado, Josimar Moura, também foi preso na operação.

De acordo com o procurador eleitoral, Márcio Torres, do Ministério Público Eleitoral, a Procuradoria Eleitoral juntamente com a Polícia Federal e promotores eleitorais estão atentos para coibir esta prática nestas eleições que se avizinham. Segundo ressaltou, a princípio, a operação não reflete no processo eleitoral de Trairi. Contudo, nos próximos dias, devido a outras operações em curso, podem surgir fatos novos em outros Municípios. Márcio Torres considera fundamental a colaboração da população, que, segundo ele, seria um termômetro para coibir este tipo de ilicitude.
FISCALIZAÇÕES
O promotor Raimundo Filho, do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel) do Ministério Público Estadual, afirma que as fiscalizações serão intensificadas até o dia do pleito eleitoral, no próximo dia 7 de outubro. Conforme ressaltou, o objetivo é dar regularidade ao processo eleitoral.
SAIBA MAIS
O prefeito de Trairi, Josimar Moura Aguiar (PRB), desde o início deste mês, está afastado do cargo devido investigação do Ministério Público por envolvimento em fraude em diversos processos licitatórios, que, segundo o MP, causou um prejuízo milionário aos cofres públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário