Política Ibope em Lavras da Mangabeira - Dr. Tavinho aparece na liderança

Três candidatos estão disputando a Prefeitura daquele Município, representando o PSB, PRB e o PMDB
Gustavo Augusto Lima Bisneto, registrado na Justiça Eleitoral como Dr. Tavinho, tem a preferência da maioria do eleitorado de Lavras da Mangabeira, na disputa pela Prefeitura do Município, segundo o relatório do Ibope sobre a pesquisa que realizou ali, entre os dias 16 e 18 de setembro, contratada pela TV Diário.

Em Lavras da Mangabeira estão na disputa pela Prefeitura os candidatos Carlos Francisco Gonçalves, registrado como Carlos de Olavo, representando o PSB na Coligação Compromisso Coragem e Determinação, Gustavo Augusto Lima Bisneto, registrado como Dr. Tavinho, indicado pelo PRB na Coligação Unidos Com a Força do Povo e Ildsser Alencar Lopes, registrado como Ildsser, apresentado pelo PMDB na Coligação Desenvolvimento se faz com União.

Os entrevistadores do Ibope ouviram um total de 301 eleitores de Lavras da Mangabeira, maiores de 16 anos, com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Números
Na primeira parte da entrevista, quando é apresentada aos eleitores a relação de candidatos do Município, os resultados apontam Dr. Tavinho, do PRB, na liderança da disputa com 57% das intenções de voto, seguido do candidato Ildsser (PMDB), com 34%. Em outro patamar vem Carlos de Olavo, do PSB, com 1% das menções. Os eleitores que têm a intenção de votar em branco ou anular o voto somam 1%, enquanto outros 7% não sabem ou preferem não opinar.

Quando a pergunta de intenção de voto é feita sem a apresentação do disco com os nomes dos candidatos, Dr. Tavinho fica com 56% das intenções de voto, seguido de Ildsser, com 32% das citações. Nesta pergunta, os eleitores que têm a intenção de votar em branco ou anular o voto, representam 2% do eleitorado, ao passo que 10% não sabem em quem votariam ou não opinam.

O modelo de amostragem utilizado na pesquisa é o de conglomerados em dois estágios. No primeiro estágio são selecionados os conglomerados: setores censitários, com probabilidade proporcional ao tamanho sistemático. A medida de tamanho é a população de 16 anos ou mais residentes nos setores. No segundo estágio são selecionados de cada conglomerado um número fixo de eleitores segundo cotas de variáveis.

Rejeição
O intervalo de confiança da pesquisa estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. As entrevistas são pessoais com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas são realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope.

Os entrevistadores do Ibope também perguntaram aos eleitores de Lavras da Mangabeira em qual candidato ou candidatos eles não votariam de jeito nenhum. O candidato Ildsser apresenta o maior índice de rejeição, totalizando 35%, seguido por Carlos de Olavo que somou 30% e Dr. Tavinho, que fica com índice de 11%. Por outro lado, outros 20% dos entrevistados dizem que poderiam votar em qualquer candidato e 12% não sabem ou preferem não opinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário