Pesquisa aponta redução do apoio a Romney entre americanos idosos

O cenário ainda poderá mudar nas próximas seis semanas, mas a pesquisa sugere que uma série de recentes episódios fortaleceram a imagem de Obama e dos democratas



 





 Mesmo antes de seu companheiro de chapa ser vaiado por lobistas dos americanos idosos, na sexta-feira, o candidato republicano à Presidência dos EUA, Mitt Romney, já perdia apoio nessa parcela da população, que está sendo considerada crucial para a eleição.
Nova pesquisa da Reuters/Ipsos indica que nas últimas duas semanas, desde pouco antes da Convenção do Partido Democrata, o apoio a Romney entre americanos com 60 anos ou mais ruiu -de uma margem de 20 pontos sobre o candidato democrata, o presidente Barack Obama, para menos de 4 pontos. A vantagem de dois dígitos de Romney em assuntos como o sistema de saúde também evaporou.
O cenário ainda poderá mudar nas próximas seis semanas, mas a pesquisa sugere que uma série de recentes episódios fortaleceram a imagem de Obama e dos democratas perante os mais idosos em comparação com a de Romney e dos republicanos.
O fato de o congressista do Wisconsin Paul Ryan ter sido escolhido para vice de Romney, por exemplo, colocou o sistema de saúde no centro da campanha. Mas o debate não saiu do jeito como os republicanos esperavam.
No último dia 5, durante a Convenção Democrata em Charlotte (Estado da Carolina do Norte), o ex-presidente dos EUA Bill Clinton (1993-2001) rebateu em um aclamado discurso as críticas feitas por Ryan ao Medicare, o plano de saúde do governo americano para cidadãos com 65 anos ou mais e inválidos.
Ryan quer limitar os gastos com o programa transformando-o de um provedor de benefícios para um agente financiador para futuros potenciais beneficiários. Os democratas afirmam que a mudança deixa beneficiários vulneráveis à flutuação nos gastos com saúde e aumenta a instabilidade financeira do sistema. Clinton, no discurso, reiterou acreditar que a mudança deixará idosos desprotegidos.
O Medicare atende atualmente quase 50 milhões de americanos aposentados ou inválidos.
Na terça-feira passada (18), o site da publicação de esquerda Mother Jones levou ao ar um vídeo captado por meio de uma câmera escondida durante um evento de arrecadação de fundos em Boca Raton (Flórida), em 17 de maio último -portanto, antes da confirmação de Romney como candidato.
Nas imagens, ele aparece dizendo que 47% dos americanos votarão em Obama porque "acham que são vítimas, que o governo tem a responsabilidade de cuidar deles, que têm direito a saúde, alimentação, moradia ou como o quiserem chamar".
Especialistas dizem que, se Romney não conseguir reverter a tendência, perderá a eleição de 6 de novembro. "Se Romney perder os idosos, ele perde a eleição e ponto final", diz Jonathan Oberlander, analista de políticas públicas em saúde da Universidade da Carolina do Norte. "Uma má performance nacional não cairá bem para a Flórida e outros Estados com grande número de idosos."
"Isso certamente muda o jogo", diz a analista de pesquisas do Ipsos Julia Clark. "Indivíduos mais velhos votam. São eles que comparecem no dia da votação."
Romney e Ryan podem precisar da preferência dos mais velhos para vencer, dada a vantagem de Obama em outros grupos importantes, como as mulheres e os jovens. "Para Romney ganhar, ele precisa ter a maioria das pessoas com 50 anos ou mais", diz Robert Blendon, analista político da Escola de Saúde Pública de Harvard. "Dividir os eleitores com mais de 50 será para Romney uma grande perda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário