MP multiplica campanha de combate à corrupção eleitoral

O Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça Alexandre Aragão, com o apoio do procurador-geral de Justiça Ricardo Machado, elaborou uma nova campanha de combate à corrupção eleitoral. A coordenação estadual do movimento “O que você tem a ver com a corrupção?” distribuiu e encaminhou cartazes a serem reproduzidos por todos os promotores de Justiça eleitoral, com os dizeres: “Esta família não vende voto! Lei 9.840 – Voto não tem preço, tem consequências”.
Segundo o promotor de Justiça Alexandre Aragão, que abraçou o programa “O Promotor e a Comunidade pela Moralidade”, ainda no ano de 2008, a finalidade desta fase de campanha é “levar à sociedade conhecimentos necessários para o efetivo exercício social de fiscalização e motivar os cidadãos, mostrando que eles podem cooperar para o controle social”, destacou, ao ressaltar que este programa visa esclarecer questões referentes à fiscalização dos recursos públicos.
Deste modo, com o apoio de entidades não-governamentais e das pastorais diocesanas localizadas nas diversas comarcas, os promotores de Justiça disseminarão a proposta, com o intuito de capilarizar a conscientização do eleitor para o voto. Alexandre Aragão ministrou mais uma palestra sobre “O Promotor e a Comunidade pela Moralidade”, no dia 14/09, no município de Parambu, ocasião em que distribuiu aos participantes 250 cartazes. Conforme o promotor, a “adesão das pessoas foi total”, a partir da palestra.
Outro exemplo em que a aproximação da comunidade tem surtido resultados eficazes foi notado na cidade de Crateús, com o trabalho do promotor de Justiça José Arteiro Goiano. Ele informou que, naquela região, tem firmado parcerias com todas as 13 paróquias da diocese, desde a formação do Comitê 9840. Nesta campanha voltada para as eleições 2012, foram distribuídos dois mil cartazes à população. “Não estamos só entregando, mas também afixando nas portas das casas com boa receptividade das pessoas”, disse, mencionando que o grande diferencial desta eleição é o controle social.
Desde janeiro tem ocorrido reuniões com a Frente Social Cristã, a cada mês, tendo o grupo registrado diversas atividades. Para Arteiro Goiano, a semente plantada frutificou, havendo a programação de um debate com os cinco candidatos a prefeito de Crateús, às 8h, no auditório do CREA, mediado pelo professor Marcos Góes, e de um seminário de combate à corrupção eleitoral, nesta terça-feira (18/09), às 19h, em Tamboril, com a participação de Cláudio Regis Quixadá. “Claro que não somos ingênuos, mas estamos bastante animados contra a compra de votos”, reforçou.

Penso eu - Não vejo como tecer loas à Igreja metida em política depois de o Cardeal de São Paulo esculhambar com igreja metida em política. Quer dizer que a católica pode, mas as outras não podem? Com todo o respeito...quem disse que só a Igreja católica pode combater a corrupção eleitoral? Católico, apostólico romano não aguento o faça o que eu mando mas não faça o que eu faço.

Um comentário:

  1. Olá,Macário,

    Todo espaço para debater corrupção é bem-vindo. O Brasil não pode mais tolerar desvios de condutas éticas em nome do jeitinho. É com esse propósito que, na condição de professora, estou no Dia do Professor, dedicando meu tempo para divulgar a seguinte campanha. Seria bom, se pudessem partipar e divulgar:

    http://www.avaaz.org/po/petition/Que_o_Supremo_Tribunal_de_Justica_no_Brasil_cobre_dos_politicos_envolvidos_no_mensalao_a_devolucao_dos_quase_100_milhoes/?tisUxbb

    Abraço,

    Simone Ribeiro, de São Paulo

    ResponderExcluir