Mediação comunitária: atendimentos atingem a marca de 16 mil pessoas no Ceará


Solução de conflitos pela própria comunidade. Esse é o objetivo da mediação comunitária, que propicia o fortalecimento dos vínculos entre as pessoas de uma mesma localidade e evita que diversos problemas que podem ser resolvidos amigavelmente cheguem ao Judiciário. Pode-se mensurar o impacto dessa técnica pelo número de atendimentos: somente no ano passado foram 16.184 nos 10 Núcleos de Mediação do Ceará, o que significa um aumento de 34,17% em relação a 2010. Os locais de atendimento apresentam uma taxa média de 87% de êxito nas negociações.

Existente em Fortaleza há 13 anos, a experiência começou com a criação do Núcleo de Mediação do Pirambu. Hoje existem sete unidades na Capital, duas na Região Metropolitana de Fortaleza (Caucaia e Pacatuba) e uma no interior do estado, em Russas. Ao todo, cerca de 170 mediadores atuam de forma totalmente voluntária, contribuindo para a resolução de conflitos nessas comunidades. 

A atividade é comemorada na próxima quarta-feira, 13, Dia do Mediador Comunitário. A data será celebrada durante a “Semana do Mediador Comunitário 2012 – A mediação caminhando pela paz”, que segue até sexta-feira, 14. O evento acontece simultaneamente nos Núcleos de Mediação e conta com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Organização Não Governamental Terre dês Hommes. Nesta terça, será realizada uma atividade de panfletagem no Aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza, a partir das 15 horas. A Semana é organizada pelo promotor de Justiça Edson Landim, coordenador dos Núcleos de Mediação Comunitária do Ministério Público. 

No dia 13 será realizada uma solenidade no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), na Rua Assunção, 1100, José Bonifácio. Na ocasião, será celebrado um protocolo de intenções entre 67 instituições com o intuito de desenvolver projetos e ações de forma conjunta. Isso visa à implementação da mediação e de demais formas alternativas de resolução de conflitos no âmbito do estado, com ênfase no município de Fortaleza e na Região Metropolitana. A programação completa do evento está no link http://www.mp.ce.gov.br/servicos/asscom/pdf/Semana.do.Mediador-ESMP.pdf. e também em anexo no e-mail.

Nenhum comentário:

Postar um comentário