Luiz Sérgio Santos conta como foi traído pelo PCdoB e vai apoiar Orlando Facó

O jornalista Luís Sérgio Santos, anunciou, nesta quinta-feira (20/09), durante entrevista coletiva concedida no Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa, a retirada de sua candidatura à Prefeitura de Beberibe pelo PCdoB, em coligação com PSB, PSL e PTC. Durante a entrevista, Luís Sérgio comunicou que ele e os candidatos a vereador que integram seu grupo político decidiram, conjuntamente, apoiar a candidatura do ex-prefeito Orlando Facó (PSDB), que o acompanhou no evento.
Luís Sérgio Santos fez um relato do processo de construção da aliança entre os quatro partidos que o apoiaram, ao longo de dois anos, o que resultou na coligação “Beberibe Precisa Crescer”, homologada em convenção em junho passado. Lembrou que os partidos indicaram seu nome para a candidatura a prefeito, bem como o de Agenor Bessa (PSB) para vice-prefeito. Sua candidatura, no entanto, teria sido inviabilizada por uma articulação que teria o objetivo de fortalecer o candidato do PMDB, o ex-prefeito Daniel Queiroz.
 Segundo afirmou Luís Sérgio, no último dia 15 de setembro, a coligação “Beberibe Precisa Crescer” foi informada pela Justiça Eleitoral da renúncia de Agenor Bessa à candidatura a vice-prefeito em sua chapa, com o posterior apoio deste à candidatura de Daniel Queiroz. Desta forma, Luís Sérgio ficou sem candidato a vice-prefeito. O candidato do PCdoB, então, comunicou à Justiça Eleitoral que substituiria o vice, indicando para o cargo a presidente municipal do PTC, Tânia Vieira. No entanto, os diretórios municipais do PSB, PSL e do próprio PCdoB se recusaram a assinar a ata que homologava a substituição, inviabilizando legalmente a candidatura de Luís Sérgio.
“Resolvemos reagir aos vilões que rasgaram o compromisso que firmamos em convenção. Estava preparado para o embate e até para perder a eleição, mas não para sofrer um golpe, uma trama de Carminha, promovida por uma coligação que se aproxima muito do que é uma quadrilha”, afirmou Luís Sérgio, destacando que permanece no PCdoB e que defende uma intervenção da direção estadual no diretório municipal do partido.
Luís Sérgio destacou ainda a decisão conjunta que tomou com seus aliados pelo apoio à candidatura de Orlando Facó. “Decidimos apoiar a candidatura que tem compromisso com Beberibe e que, neste momento, representa a melhor opção para a cidade. Temos condições inclusive de levar à frente ideias que defendemos em nossa campanha. Pretendemos evitar que Beberibe volte a uma era de atraso, no momento em que o Brasil inteiro aplaude a Lei da Ficha Limpa”, destacou Luís Sérgio, em referência ao recente indeferimento da candidatura de Daniel Queiroz pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no último dia 14 de setembro, em virtude de condenação por captação ilícita de sufrágio nas eleições de 2004 – quando o peemedebista foi candidato a vice-prefeito de Beberibe.
Ainda no evento, Orlando Facó agradeceu a Luís Sérgio e a seu grupo político pelo apoio, destacando o caráter agregador da coligação “Beberibe Não Pode Parar”, que tem à frente o PSDB e é composta por outros oito partidos. “Conhecemos Luís Sérgio e aqueles que estão com ele há muitos anos. Trata-se de um grupo que vem engrandecer a nossa campanha e certamente poderá dar uma grande contribuição ao município”, afirmou.
Acompanhado da candidata a vice-prefeita Ingrid Bessa (PSD), Orlando Facó lamentou a condução da campanha em Beberibe pelo candidato do PMDB. “Participo de campanhas em Beberibe desde 1992. Sou candidato a prefeito pela terceira vez e nunca participei de uma campanha com tanta mentira e enganação, de tão baixo nível”, afirmou Orlando Facó, para quem o adversário patrocina uma campanha sistemática de descredenciamento do que é divulgado pela imprensa sobre a disputa eleitoral em Beberibe.
Luís Sérgio Santos destacou que matérias divulgadas nos jornais O Povo e Diário do Nordeste sobre o indeferimento da candidatura de Daniel Queiroz, ambas publicadas no dia 15 de setembro deste ano, por exemplo, são desmentidas de forma recorrente por carros de som da campanha do PMDB – que, em contrapartida, divulgam maciçamente a informação inverídica de que Orlando Facó estaria com a candidatura indeferida. A campanha peemedebista, de acordo com ele, teria atuado, ao longo dos últimos dias, para tumultuar o processo eleitoral, prejudicando sua candidatura e a do tucano
Luís Sérgio questionou ainda a motivação que teria levado Agenor Bessa e integrantes do PCdoB, PSB e PSL a boicotar sua candidatura e a decidir pelo apoio a Daniel Queiroz de forma repentina. “O que os levou a um outro palanque faltando 20 dias para a eleição, se estamos neste processo de construção da candidatura há dois anos? Certamente não foram questões ideológicas. Follow the money (Siga o dinheiro)”, propôs Luís Sérgio aos jornalistas presentes à coletiva, aludindo à célebre frase do filme Todos os homens do presidente.
Também participaram da entrevista coletiva o deputado estadual Professor Teodoro (PSD) e a presidente municipal do PTC, Tânia Vieira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário