Jornalista denuncia ameaças de Prefeito de São Gonçalo do Amarante

"Infringem a ética: o juiz que não julga, o promotor que não


denuncia, o advogado que não defende, o jornalista que não

noticia o que sabe ou não escreve o que pensa".

(Medeiros de Abreu, jornalista).



CARTA DENÚNCIA ENDERAÇADA AO REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MUNICIPIO DE SÃO GONÇALO.



Absolutamente ancorado na frase do grande Jornalista Medeiros de Abreu e revestido do manto grosso e blindado da democracia, que só existe por conta da liberdade de imprensa, venho perante Vossa Excelência fazer essa denuncia oficialmente.

Sábado dia 1º (primeiro) de setembro de 2012 (dois mil e doze), por volta das 19 horas no distrito de Taiba, Município de São Gonçalo do Amarante, fui abordado pelo Prefeito Municipal, Walter Júnior, que, em claro estado de embriagues, desceu de seu veículo, com dedo levantado, gritando a todo pulmão, exigindo respostas minhas do motivo pelo qual eu o “acusava de ser LADRÃO.”

Abro aqui um parêntese para cientificar a este nobre representante do Ministério Público dos fatos que causaram essa cólera do Prefeito Walter Júnior.

Eu, como Jornalista e militante dos direitos fundamentais do cidadão há mais de 20 anos, escrevo, edito e distribuo um Jornal chamado OKALLO onde, de maneira absolutamente legal e corajosa, denuncio situações de agressão ao patrimônio público e de desrespeito aos direitos do cidadão.

A 2ª edição do OKALLO de São Gonçalo traz a noticia de que:

O Vereador de Fortaleza, conhecido como LEONELZINHO, recebe conforme mostra o site do TCM, salário do Município de São Gonçalo, desde 2009 (dois mil e nove) sem nunca ter objetivamente prestado um único dia de serviço a este pobre Município.

Na outra página deste instrumento democrático de defesa do povo, mostro o caso de uma senhora que foi vítima de um erro médico grosseiro e abandonada à própria sorte pela Secretária de Saúde do Município que não lhe prestou nenhuma assistência.

Voltando à agressão do Prefeito Walter Júnior, o exposto acima, facilita o entendimento do representante do MP dos motivos da ira do Prefeito de São Gonçalo, que vendo a contratação criminosa, estampada na capa do Jornal OKALLO, resolveu, entorpecido pelo álcool, agredir a pessoa que de maneira democrática denuncia o malfeito, que causa prejuízo aos cofres públicos.

Neste momento, juntamente com mais 7 (sete) capangas, e assim os chamo, por conta da maneira violenta com que me trataram e trataram a um cidadão que estava comigo, nos cercaram, sem nos dar a menor forma de defesa, e iniciaram as agressões verbais.

Fisicamente fomos agredidos apenas com empurrões e pedidos de explicações de nossas denúncias, chegando o Prefeito a dizer aos gritos: “SE VOCÊ CONTINUAR DISTRIBUINDO ESSAS ACUSAÇÕES, VOU LHE DAR UM TIRO NA CARA”

Mediante essa grave ameaça de morte, e sem ter a menor vocação para fazer parte da triste estatística de jornalistas mortos por conta do desempenho da profissão, e da truculência de pessoas que não suportam a crítica, e o desvendar dos erros e crimes, contra o patrimônio público e às pessoas, venho clamar ao Ministério Público que aceite esta minha carta-denúncia como instrumento para iniciar um processo por: AGRESSÃO E AMEAÇA.

Peço também proteção policial, pois não pretendo deixar de exercer minha atividade jornalística, na defesa da sociedade e do patrimônio público.

Informo ainda que encaminharei cópia desta denuncia aos seguintes órgãos:

• ACI: Associação Cearense de Imprensa

• Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

• Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal

• Todos os Jornais e emissoras de Tv de Fortaleza

• Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará

Nada mais, aguardo resposta com a URGÊNCIA que o caso requer!



João Batista Gomes Mota

Jornalista / RG profissional 2153 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário