Guido Mantega anuncia redução de juros do FNE

Diante do olhar atento de políticos e investidores nordestinos, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, anunciou a redução dos juros do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Segundo informou, a taxa mais baixa caiu de 3,75% para 3,5% ao ano. No caso da mais alta, o recuo foi de 10% para 8% ao ano. Já com relação às taxas de investimentos do Banco do Nordeste (BNB), o percentual aplicado será de 2,5% ao ano. As informações foram repassadas durante o evento de posse do novo presidente do BNB, Ary Joel Lanzarin.

Segundo divulgou, ainda, o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE) também terá sua taxa reduzida de 6,5% para 5% ao ano. Antes, a aplicação era, segundo ele, a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), mais 1% para todas as modalidades, frisando, assim, que as taxas serão as mais baixas já aplicadas durante a história do Banco. Mantega ressaltou que o BNB tem se tornado cada vez mais eficiente, não só para a região Nordeste, mas para o País.
Ressaltando que, há dez anos, o banco financiava apenas R$ 1,5 milhão por ano. Portanto, hoje, já multiplicou muitas vezes seu volume de financiamento. Mantega afirmou, ainda, que a meta do BNB é de R$ 22 bilhões para 2012. Contudo, cobrará metas ainda mais ambiciosas para a instituição.

Guido Mantega destacou também que, a partir da gestão do ex-presidente Lula, o BNB foi fundamental para as mudanças na região Nordeste, passando a ser uma região desenvolvida. Ressaltando que, em vários momentos, a taxa de crescimento da região nordestina superou o Produto Interno Bruto (PIB) da União, além da taxa de crescimento de alguns países asiáticos. Por exemplo, a China. Segundo ele, essas medidas, somadas a outras tomadas pelo governo, na semana passada, sobretudo em um momento em que o mundo “sofre um processo de crise”, contribuirão para conti

Nenhum comentário:

Postar um comentário