Especialistas do BID qualificam o TCE para se tornar Auditor do Banco

DSC 0110 portalA Assessoria de Planejamento e Gestão do TCE-CE foi o setor recebido pelo BID na manhã desta terça.A Assessoria de Planejamento e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) foi o setor recebido pelo especialista sênior em Gestão Financeira do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Túlio Correa, para entrevista e análise do trabalho de auditoria e cultura de planejamento do órgão. Na reunião, Túlio Corrêa destacou a importância das normas internacionais e da responsável elaboração de uma metodologia a ser seguida. Foram apontadas quatro condições essenciais para boas auditorias operarem em qualquer projeto ou planificação: independência, metodologia de trabalho, mecanismo de capacitação e controle da qualidade.

“A norma diz como o trabalho deve ser feito, e não o contrário”, Túlio Corrêa apontou ao se referir ao Manual de Auditoria e Revisão de Demonstrações Financeiras. Amélia Cavalcante, chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão, destacou que desde 2004 o planejamento é adotado no Tribunal de Contas. Três aspectos são observados de acordo com a cultura de gestão: institucional, setorial e individual. Para a servidora, as três partes que concernem ao órgão devem ser bem definidas e todas precisariam conhecer bem o que significam, uma a uma, para o desempenho da Política de Qualidade e missão do Tribunal. No TCE, está sendo implantada a plataforma de gerenciamento de projetos Channel.

Na reunião desta manhã, estavam presentes também o consultor financeiro do BID, Antônio Hideo Yamada, Márcia Peixoto, servidora do setor, Alexsandre Fonseca da Silva, Coordenador da Comissão Especial de Auditoria Operações de Crédito Externas, e Aline Mota, Chefe de Gabinete da Presidência.

Os encontros com os analistas do BID continuarão por toda essa semana. O objetivo é avaliar as condições do Tribunal de Contas do Ceará para se tornar um órgão Auditor do Banco Interamericano de Desenvolvimento nos contratos de empréstimos celebrados entre a instituição e o Governo do Estado – ou entidades por ele controladas. A proposta de parceria com o TCE foi feita pelo BID em 21 de junho passado, durante visita da representante do Banco, Mónica Merlo, ao presidente da Corte de Contas, Valdomiro Távora, que prontamente aceitou o desafio. A previsão é que nesta sexta-feira (28/9), às 11 horas, a equipe do Banco apresente um relatório com os resultados apurados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário