Empate no Marco

 (A pesquisa é do jornal DIário do Nordeste contratada ao Ibope)
O mesmo percentual de intenções de voto têm os dois postulantes à Prefeitura daquele Município
Os dois candidatos à Prefeitura do Município do Marco estão rigorosamente empatados, segundo a pesquisa feita pelo Ibope para o Sistema Verdes Mares. José Grijalba Rocha Silva, registrado na Justiça Eleitoral como Paredão, representando a Coligação Por um Marco Livre e Cada Vez Melhor, liderada pelo PP e Roger Neves Aguiar a ser identificado na urna eletrônica como Roger, representando a Coligação Com a Força do Povo, liderada pelo PSD, têm cada um 49% das intenções de voto.



A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 9 de setembro, com 301 eleitores, cujo objetivo era levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos e administrativos. Os 49% das intenções de voto para cada um dos candidatos é na pesquisa estimulada, aquela em que os entrevistadores mostram aos eleitores a relação dos candidatos e pergunta em qual deles votariam.



Na parte da pesquisa espontânea, quando sem apresentação de nomes de candidatos aos eleitores é perguntado em quem eles votariam se a eleição para prefeito fosse hoje, também há um empate técnico em razão de a diferença entre um e outro candidato ser de apenas um ponto percentual. O candidato Paredão que é candidato à reeleição, tem 48% das intenções de voto contra 47% do candidato Roger. Um por cento disse votar branco ou nulo e 4% disseram não saber ou não responderam.



Segundo o relatório do Ibope, foram ouvidos em Marco um total de 301 eleitores, maiores de 16 anos. O intervalo de confiança da pesquisa é estimado em 95% e a margem de erro máxima estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da mostra. As entrevistas foram pessoais com a utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores contratados pelo Ibope, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público. Houve filtragem em todos os questionários após a realização das entrevistas e fiscalização em aproximadamente 20% dos questionários. A pesquisa está devidamente registrada no Tribunal Regional Eleitoral.

Rejeição

Depois de perguntar aos eleitores apresentando a relação dos candidatos e sem a relação, os entrevistadores também perguntaram: "Dentre estes candidatos a prefeito de Marco, em qual o (a) sr (a) não votaria de jeito nenhum? Mais algum? Algum outro? a resposta apresentou Roger com 44% de rejeição contra 43% de Paredão. 10% dos eleitores disseram que poderia votar em todos e 3% disseram não saber ou não responderam.

O eleitorado do Município de Marco demonstrar estar muito interessado na disputa municipal deste ano. O Ibope perguntou sobre o interesse deles na disputa e 52% disseram ter muito interesse, 30% responderam estar com interesse médio, 12 afirmaram estar com pouco interesse e apenas 5% demonstraram desinteresse total pois responderam não nenhum interesse. Não chegou a um ponto percentual o número dos não souberam ou não responderam.

Os eleitores de Marco apontam como o principal problema da administração a saúde pública com 78% das citações, seguido de 35% que apontaram a segurança e 31% que apontaram a geração emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário