Coluna do blog


A modernidade nem sempre está em todo lugar
Quando era menino lá em Sobral, ouvia Mãe Vovó Petronilha, A Racista, dizer com freqüência que de barriga grávida, bunda de menino e cabeça de juiz podia-se esperar qualquer coisa. Claro que ela queria dizer da imprevisibilidade dos feitos. Não havia esses scaners de barriga que hoje diz na primeira semana se vai ser menino ou menina. O dicomê das crianças era tao diferente que de sua descarga não se previa o que sairia e, da cabeça dos juizes, daí mesmo é que ninguém sabia o que viria. Ninguém entendia de Lei, eram raros os advugados e todo mundo se pelava de medo e tinha respeito pelos Juizes, até então homens honrados de decisões inquestionáveis e sábias. Hoje, homem feito, caminhando pra gravidade da idade dos metais, sinto no ar como os tempos mudam. Cedíssimo a gente sabe se daquela barriga vai sair menino ou menina, com saúde ou doentinho e, se preciso ate se opera um coração de criança na barriga da mãe. Da bunda dos meninos sabemos o que vai sair. As figurinhas são cuidadas com comidas balanceadas, vitaminas em píula, folhas e raspas de pau. Diferente de quando muito cedo havia caldo de feijão, boi ralado, preferencialmente músculo, arroz e paçoca com sobremesa de rapadura raspada misturada na banana amassada. Finalmente, hoje, a cabeça, quer dizer, as sentenças nos juizes continuam a nos fazer crer na velha mística de que tudo pode sair. Alguns apontam pra certezas, outros pra surpresas. Um bom direito, pode ser trocado por um bom QI de quem indica, ou um reforço na conta bancaria. Assim mostram colegas da imprensa em casos estranhíssimos, onde quem ganha perde e quem perde ganha. Aí são operações de juizes bandidos, eis que bandidos há, bandidos de toga, como chamou a colega lá deles, Ministra corregedora Calmon. Ela disse. No mais, continuamos a ser surpreendidos com feitos como o dito pela aí no Trairi e, Brasil afora outras prevaricações que a gente vai sabendo e guardando,somando,arquivando, porque mais dia, menos dia papoca, afinal ninguém começa casa pelo telhado.

A frase:”Não pode aparecer,não.´E candidato à reeleição”. De um assessor do Prefeito Veveu que não pode assinar o convenio de construção de casas populares (mandou o procurador) pra não correr risco de ser denunciado na Lei Eleitoral.



Desembargador no poder (Nota da foto)
O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará é governador do Estado até a volta do titular Cid Gomes.

Na Coréia
Se bem andou, Cid Gomes anda perto da Coréia. Foi pra lá ontem, catar parceria para a refinaria. Antes foi a Tauá e voltou correndo pro aniversário do filho.


Impedidos
Não podem assumir o Governo na ausência do titular, o vice,Domingos porque a mulher dele é candidata a Prefeita e o presidente da Assembleia porque é candidato a prefeito de Fortaleza.
É hoje
7  de setembro é data mágna da Nação brasileira. Dia da Independência do Brasil, livrando-se de Portugal. Triste, mas só os milicos dão valor às festividades. O povo  vai, pra ver os milicos desfilando.

Aliás...
Cê vai pra parada hoje?Faz tres dias que parte da avenida Beira Mar está um inferno pra quem quer chegar em casa. São os pre-mobil da AMC no desespero da multa a quem ousar parar enquanto a turma armava os palanques e arquibancadas.

Pompa e circunstancia
O Governo do Estado levou para o Palácio da Abolição na assinatura do conttrato para a construção de 2086 casas populares em Sobral, deus-e-o-mundo.

De Brasília
O Padre Zé veio de Brasília com o Ministro das Cidades e voltou no mesmo pé-cá-pé-lá. Vice presidente do Banco do Brasil e até o mineiro da construtora que vai fazer a obra.

E mais...
Samuel Araripe, prefeito do Crato saiu madrugadinha da terra dele pra encantoar o presidente da Direcional, que vai fazer as casas em Sobral e negociar projeto de 3 mil pra ele.

Cerimonial
A última vez que havia ido ao Palácio do Governo, a trabalho, Gonzaga Mota era Governador. O povo entrava e saia por onde queria.

Mudou
Ontem, a trabalho, entrei pelos fundos, obrigado. Tentei sair pela Barão de Studart. Não pode. – Jovem, disse o segurança, por aí só pode sair o Governador. Saí por onde entrei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário