Água de beber já é vendida em Salitre


O drama da seca verde que instalou-se no município de Salitre, na região do Cariri-Oeste, divisa com os estados de Pernambuco e Piauí, está obrigando os 17 mil habitantes comprar uma carrada d’água, fornecida por carros-pipa, ao custo de 100,00, se quiserem consumir água potável de boa qualidade. O precioso líquido vem de Pernambuco, a uma distância de 60 quilômetros. O negócio já virou, inclusive, rota de comércio para os proprietários de carros-pipas.

O produtor rural Elias Antonio Albuquerque, um dos moradores mais antigos do município, afirmou que a situação é de calamidade pública, uma vez que todos os anos o quadro se repete. Na sede e na zona rural, o problema é mais crescente em razão dos pequenos açudes e reservatórios encontrarem-se secos, os poços profundos secando e a pouca água que ainda existe no lençol freático está comprometida. 

“A cidade enfrenta um colapso no sistema de abastecimento d’água e os especuladores aproveitam-se da situação para faturar com o sofrimento alheio. E, quem não pode comprar água por este valor, é obrigado a consumir água imprópria, arriscando-se a ter problemas de saúde. Na Cidade as carroças também fazem o festival de vendas, onde uma lata de água está custando R$ 0,50”, desabafa Albuquerque.

SEM ALTERNATIVA
Por sua vez, o prefeito de Salitre, Agenor Manoel Ribeiro, informou que a população está à mercê dos atravessadores, para ter água potável, por não ter alternativas para amenizar o problema. Ele declarou que o quatro acontece há vários anos. “O governador Cid Gomes sabe do problema, mas nada de concreto foi feito para solucioná-lo. Continuamos a cobrar dele e não só eu, mas também os prefeitos de Campos Sales, Araripe, que têm interesse em ver a água sendo jorrada nas cidades, para abastecer os seus habitantes”, desabafou. (Amaury Alencar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário