Porto de Fortaleza lançará nova rota marítima à África

Amanhã, a Companhia Docas do Ceará (CDC) participa do evento “Canal Aberto: Cabo Verde como Hub para a África”, a ser realizado na cobertura da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, a partir das 8h, durante o qual será lançada uma nova rota marítima ligando o Brasil à África, a partir da ligação entre os Portos de Fortaleza e Cabo Verde. O evento contará com a presença de armadores (donos de navios) internacionais e de empresários brasileiros interessados em concretizar negócios com o continente africano.

A nova rota vem sendo discutida há cerca de três anos, estreitando-se em 2011, quando empresários cearenses demonstraram interesse em exportar para o continente africano por via marítima, durante o ENLP Encontro de Negócios na Língua Portuguesa. Após negociações Coordenadas por Roberto Marinho, Secretário Executivo da Comissão de Comércio Exterior do Ceará e intermediadas por diversos órgãos ligados ao comércio exterior, a CDC e a ENAPOR S.A, empresas que administram, respectivamente, os Portos de Fortaleza e da República de Cabo Verde, assinaram acordo de cooperação.

Os estudos logísticos culminaram em uma missão de negócios a Cabo Verde, realizada em maio de 2012, durante a qual Roberto Marinho apresentou aos armadores internacionais a infraestrutura do Porto de Fortaleza e o potencial das indústrias do Estado do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário