Nem só de vendilhões do templo vive o nosso meio


Bartolomeu Brito, o repórter, é homenageado pela imprensa

Com cerca de 1,50m de altura, Bartolomeu Brito tem a estatura de um gigante da reportagem. Foi um dos pioneiros do jornalismo investigativo de crimes. Sempre de terno e gravata e uma bolsa de couro a tira-colo, Bartô, como é conhecido, deu muito trabalho às autoridades da área de segurança pública numa época em que o setor era marcado pela repressão e pela absoluta falta de transparência, nas décadas de 60 e 70. Pelo "Jornal do Brasil", na década de 80, Bartô cobria a Secretaria de Segurança, e circulava sempre pela Polícia Civil na Rua da Relação e pelo quartel-general da PM, que estão querendo acabar.
Certa vez , Bartô foi cobrir uma fuga de presos no antigo Presídio da Ilha Grande. Embarcou num helicóptero que aterrissou bem no centro da ilha. Ao descer da aeronave, encontrou a tropa de PMs perfilada e prestando continência ao "general Bartô". Acharam que ele era alguma autoridade Brasília porque as do Rio ainda não haviam ido até a Ilha Grande. Quando Bartô explicou que era repórter do JB por pouco não foi mandado de volta para o continente, a nado.
Bartolomeu agora se recupera de um AVC e necessita de tratamento especializado. Sem recursos suficientes, recebe a homenagem de seus colegas jornalistas que farão um show beneficente no Teatro Odisséia, na Lapa, no dia 13 de agosto, a partir das 19h. A renda de bilheteria do show será revertida em favor de Bartô. Os ingressos, a R$ 20,00, deverão ser pagos em dinheiro e o consumo será registrado em cartelas individuais (podendo ser pago em cartão de crédito).
Entre os jornalistas cariocas que têm um pé no showbis estão o nosso querido Marceu Vieira (jornalista, cantor e compositor), a maravilhosa Tânia Malheiros (jornalista e cantora), o singular Daniel Pereira (jornalista e cantor), o insuperável Maurício Menezes (jornalista e humorista), o eterno garoto-prodígio Cláudio Henrique (jornalista, cantor e compositor), o mestre Ulisses Matos (jornalista e comediante) e a talentosa Marcela Prior (jornalista e cantora), além da brilhante Mariana Baltar (cantora), acompanhada do músico e maestro Josimar Carneiro (violão 7 cordas), já confirmaram suas apresentações.
O cantor Sérgio Scherpel, o Serjão, vai interpretar sambas de Daniel Brunet (jornalista, nosso "revisor-chefe" da coluna Ancelmo Gois) e a seleção musical que ambientará a casa nos intervalos dos shows será produzida pelo não menos generoso Marcus Veras (jornalista multimídia e multitarefa). A casa tem capacidade para 700 pessoas. A cessão do espaço para o evento foi do empresário Léo Feijó, que também é jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário