Fidel Castro comemora 86 anos longe do público

Líder não aparece para o povo cubano desde junho, o que provoca especulações sobre sua saúde e o futuro político do país

Reuters | 12/08/2012 18:58:33




Reuters
O ícone revolucionário Fidel Castro faz 86 anos hoje escondido, enquanto os cubanos refletem sobre o futuro do líder e do país, um dos últimos com regime comunista no mundo. O líder barbudo, que foi uma presença constante e durante décadas assombrou os cubanos com sua retórica exaltada, ainda mantém um lugar especial nos corações e mentes dos 11 milhões de moradores da ilha caribenha, mesmo que a idade e a enfermidade tenham-no obrigado a assumir um segundo plano.
AP
Fidel Castro -em debate durante lançamento de livro em Havana, capital cubana (03/02)
Ele está longe do público há quase dois meses, sem aparecer nem publicar colunas de opinião na mídia estatal desde 19 de junho.
Sua ausência aumentou a especulação sobre sua saúde, uma constante desde que ele foi submetido a uma cirurgia intestinal de emergência em 2006 e cedeu o poder para seu irmão caçula, Raúl Castro.
Essa não é sua primeira ausência prolongada desde que adoeceu, mas em todas as vezes os cubanos começam a fazer perguntas sobre se ele voltará.
"Ele deve estar muito doente porque não sabemos nada dele há algum tempo", disse Donato Torres, fumando em frente a um restaurante de Havana. "A qualquer momento vai aparecer no noticiário que ele morreu. Sua personalidade não o deixa ficar calado – ele sempre tem algo a dizer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário