Festa do Juazeiro do Norte

Hoje é dia de muita festa em Juazeiro do Norte. Desde  muito cedo a cidade explode em foguetes e não é por política, não.
Hoje Juazeiro do Norte comemora os 85 anos de Seu Lunga, aquele que seria o homem mas zangado do Brasil, mas não é.
Lunga, no duro no duro tem horror a pergunta idiota, a colocação besta. Outro dia perguntaram a ele, quando chegava ao trabalho: Já chegou Lunga?
Lunga baixou a porta, fechou todos os cadeados que havia recem-aberto e voltou pra casa com uma resposta bruta: Não. Cheguei não. Tou indo embora. E foi.
Semana passada, na sextafeira, fotografei Lunga na porta de seu comércio.

O jornalista Roberto Bulhões, chefe da turma do blog no Cariri cearense, acaba de mandar esta matéria desde Juazeiro do Norte.

Seu Lunga chega aos 85 anos e continua com sua fama de zangado
 
Roberto Bulhões
 

Nascido no municipío de Caririaçu  no dia  18 de agosto de 1927, Joaquim dos Santos Rodrigues, popularmente conhecido por (Seu Lunga), chega aos 85 anos bastante lucido e continua com a fama de zangado. Comerciante do ramo de  sucata na cidade de Juazeiro do Norte, ganhou o estigma de ser uma pessoa dura em suas respostas e hoje é conhecido em todo Brasil e boa parte do mundo. A ele são atribuidas diversas piadas sobre seu temperamento, onde foi crindo um personagem do folclore nordestino. Lunga é conhecido pela falta de paciência nas respostas e, segundo o próprio, não admite pergunta idiotaou absurda. É considerado pela população de Juazeiro do Norte, no Ceará, como uma lenda viva e recebe diariamente muita gente em seu comercio, querendo fotografar ao seu lado.
Muitas piadas e respostas duras são atribuidas ao Seu Lunga, mas ele não assume nem um terço do que dizem sobre sua pessoa. Desde os anos 80 tive o privilégio de conhecer Lunga, chegando a leva-lo a TV pela primeira vez, no programa Ceará Caboclo, com Carneiro Portela, na TVC, em Fortaleza. Dentre muitas passagens interessantes e respostas duras de Lunga, pude testemunhas várias e resolvi selecionar algumas que são muito intererssantes.

Quando trabalha no Diário do Nordceste, eu, juntamente com Antonio Vicelmo, que também era do jornal, fomos cumporir uma pauta sobre Seu Lunga. Vicelmo entrevistava Lunga e eu fazia as fotos. No final da matéria, já nas despedidas, Vicelmo viu ao lado, junto a vários ventiladores a venda, três mototombas, uma delas bem novinha e dai saiu a pergunta: Lunga, este motobomba verde está funcionando? Está não Vicelmo! Precisa ser ligado na energia e colocar os canos numa caçimba! Imagine a cara que Vicelmo fez.
Outra fato interessante se deu durante uma entrevista para o Fantástico, da Globo, onde, a pedido do produtor Kaká, fui dar o apoio a repórter que nunca tinha vindo ao Nordeste. Na verdade Lunga foi escolhido para participar do quadro (amigo secreto do Fantástico), mas ele rescurou. Apesar de muito esforço, convenci Lunga a gravar uma mensagem de Natal já que a Globo tinha enviado a repórter a Juazeiro do Norte. Após gravar a mensagem natalina, a repórter pediu uma mensagem de ano novo e Lunga protrstou dizendo que ela pediu para ele falar sobre o natal. A repórter sorriu e achando que estava no rumo certo, fez a seguinte pergunta: seu Lunga dizem que o senhor é uma pessoa rabugenta? Lunga arregalou os olhos, começou a tutubiar a voz e, bastante irritado, respondeu a jornalista em voz embargada: olhe minha filha, sou um homem limpo, tomo banho todos os dias, nunca tive doença desse tipo. Foi ai que tive que intervir, juntamente com o companheiro Franzé de Souza, para explicar a Seu Lunha que rabugento é uma pessoa zangada lá prás bandas do Sul e para a repórter, explicamos que rabugento, aqui no Nordeste é doença que vem de rabuge e é muito comum em cachorros.

Outra interessante e verdadeira de Seu Lunga se deu após a eleição, onde ele foi candidato a vereador e teve uma quantidade irrisória de votos. Eu e a colega Rozane Quezado, na época no Jornal O Povo, fomos entrevista-lo sobre o resultado de sua votação. Irritado Lunga foi duro e disse que seus votos sumiram na apuração. Na entrevista Lunga disse que "olhe bem seus reporteres, eu distribui 500 pares de chinelos que fulano de tal me deu. Dei mais 300 redes que recebi de outra pessoa, ainda doei mais 200 cortes de tecido, ajudei com mais de 100 dentaduras e outras coisas. So tive esses votos?. O jornal O Povo deu a noticia de primeira página. O Tribunal Regional Eleitoral não gostou das declarações do então candidato derrotado Lunga e determinou que o então juiz e hoje desembargador Suenon Bastos Mota intimasse seu Lunga para falar sobre as declaraçõpes dadas ao jornal.

Acompanhado do advogado Sérgio Gurgel, Lunga compareceu a audiência com Dr. Suenon no velho Forum da cidade, ainda na rua São Pedro. Orientado pelo advogado pára mudar a versão dada ao jornal, Lunga foi chamado a presença do juiz, tirou o chapeu e aguardou pacientemente ser identificado pelo escrivão. Dr. Suenon foi direto ao assunto e perguntou se ele, Lunga, tinha realmente dado entrevista ao jornal e havia dito tudo aquilo que estava escrito. Sério e sem tutubiar, Lunga respondeuna ponta da lingua. “Dr juiz, realmente fui candidato e me decepcionei com a votação recebida. O Dr. Advogado me pediu para eu dizer que tudo que estava no jornal era brincadeira. Não sou homem de duas conversa não. Realemente distribui isso, aquilo”... Afirmou tudo que tinha dito na entrevista. O juiz Suenon Mota, no alto de sua sabedoria e inteligência, entendeu que Lunga era sim uma pessoa seria, honesta e sem meias palavras, classificando-o como uma  folclorica e vitima do esquema sujo e imoral que impreguinou nos politicos em épocas eleitorais. O processo contra Lunga foi arquivadio e ele nunca mais quis se candidatar a nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário