Escândalo na propaganda política em Icó


Horário Eleitoral é alterado



Na terça-feira (21), a Coligação É Hora de Renovar, que faz parte do grupo que apoia o prefeito Marcos Nunes, candidato à reeleição, teve o seu programa de abertura de campanha no rádio, alterado dentro da emissora geradora, a Rádio Brasil FM, num dos mais graves crimes eleitorais de que se tem notícia no Ceará.

A Coligação tem 14 candidatos a vereador e mais dois, que mesmo fazendo parte desse pool de partidos (PMN,PHS,PDT e PCdoB) não estão indo gravar no estúdio designado pelo comando da campanha. Na verdade, os candidatos Eliseu Amâncio e dra. Solange, tiveram seu partido coligado, mas fazem parte do grupo político adversário.

Fechado o programa que, por exigência da Justiça Eleitoral, tem que ser entregue na emissora geradora (Icó tem três emissoras de rádio) até as 15 horas do dia anterior à exibição, foi protocolado no recebimento, a data do dia 20, a hora e o tempo exato, que é um cuidado que o grupo tem para não extrapolar no horário eleitoral gratuito do rádio.

Na veiculação do dia 21, todos ficaram assustados ao ouvirem os dois vereadores que não foram gravar, nem mandaram suas gravações para serem inseridas no programa da coligação, falando no rádio. Escândalo. Eram vozes fantasmas num programa nitidamente violado dentro da Rádio Brasil FM, controlada por adversários da coligação e do grupo que a abriga.
Imediatamente, informam os radialistas e dirigentes da Coligação É hora de Renovar, foi procurado junto à emissora geradora, o que tinha havido. O responsável pelo recebimento do programa, alegou simplesmente que os vereadores Eliseu Amâncio e dra. Solange, exigiram que duas gravações deles, fossem incluídas no programa fechado e entregue com tempo exato.

Assim, violado na sua integridade, o programa extrapolou em 1 minuto o tempo geral, o que por sí só não teria grandes conseqüências, haja vista que um crime eleitoral foi cometido dentro da estação geradora, a Brasil FM, crítica contumaz do grupo político que tem a coligação É Hora de Renovar, no seu contexto eleitoral.

Hoje, os advogados da coligação, Vicente Aquino, Daniel dos Santos, Abreu Filho e Fabrício Moreira, estão entrando com representação judicial junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, haja vista a gravidade do crime cometido. Há opiniões de que no mínimo três penalizações poderão cair sobre a Brasil FM; a primeira seria perder a guarda e a exibição dos programas eleitorais.

A segunda seriam processos graves contra os dirigentes da emissora que não teriam feito a guarda da gravação e, finalmente o fechamento da própria emissora, por mandar ao ar um programa violado no horário eleitoral gratuito dentro de suas instalações. O acontecido está previsto no Artigo 56 da Lei 9504/97 e no Artigo 45 Inciso IV da mesma lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário