Dúvidas e desrespeito no primeiro dia



“Preferencial para ônibus”. As placas distribuídas ao longo da Avenida Bezerra de Menezes, indicam que duas das quatro faixas de tráfego, em cada lado da via, desde ontem, têm circulação preferencial para o transporte público coletivo. No primeiro dia da implantação do Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza (BRS-FOR), as dúvidas (já esperadas) dos passageiros, devido à alteração nas paradas de ônibus, somaram-se ao desrespeito de alguns motoristas, que por imprudência ou desinformação, insistiram em trafegar pelas faixas impróprias. 

“Você sabe informar se os ônibus, que vão para o Terminal, estão parando aqui?”. A indagação da doméstica Maria Casemiro, que tentava voltar para casa, é compartilhada por inúmeros usuários. Para responder essas questões e orientar quem embarca e desembarca ao longo da Bezerra de Menezes, durante o período de adaptação, cerca de 216 agentes da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), permanecerão distribuídos nos 32 pontos de ônibus da via. 

As 56 linhas, entre ônibus e topics urbanos e metropolitanos, que antes paravam em qualquer ponto ao longo da Avenida, agora, estão divididas em três grupos. Adesivos fixados no vidro dianteiro dos coletivos identificam a qual grupo os mesmos pertencem. “Basta a gente prestar atenção. Porque nas cabines das paradas também há informações sobre quais são os ônibus que param naquele local”, comentou o técnico de engenharia química, Eros Paim. 

Para ele, a novidade, que é completamente necessária, chegou atrasada a Fortaleza. “Muitas capitais já adotam esse mecanismo. Hoje, tem gente reclamando aqui, mas isso é só no começo, depois veremos o quanto vai ser bom”, defendeu otimista, apesar de mostra-se insatisfeito com a atitude de muitos condutores que insistiam em trafegar pelas faixas exclusivas. “O problema é que tem gente que parece não entender que o benefício deve ser coletivo. Tem muito motorista teimoso”, completou.
VIAGEM RÁPIDA
Apesar de não ter notado diminuição significativa no tempo de viagem, a dona de casa Antônia Francineide Carneiro, também entusiasmou-se com as alterações. Ela dirigiu-se do Conjunto Ceará à Bezerra de Menezes e acredita que, nos próximos períodos, o percurso será muito mais rápido. A perspectiva é também compartilhada pelo taxista Luiz Gonzaga Sousa, que considerou tranquilo e rápido o movimento inaugural dos corredores. “Já é possível trafegar melhor na avenida, sentimos isso pela manhã”, opinou. 

No Terminal de ônibus do Antônio Bezerra, quem precisa ingressar em algum coletivo que circule pela Avenida é avisado com antecedência sobre a mudança. Ao meio dia, foi possível completar a travessia da Avenida em 18 minutos, utilizando um coletivo. Conforme a Etufor, a expectativa é que o corredor preferencial aumente a velocidade operacional dos ônibus de 12 km/h para 24 km/h.
MOTORISTAS TEIMOSOS
Junto às dúvidas e perspectivas positivas dos usuários, a teimosia e desinformação dos condutores. “Sabemos que muita gente ainda insistiu em circular pelos corredores, mas consideramos que tudo é uma questão de tempo”, defendeu o presidente da Etufor e da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), Ademar Gondim. 

De acordo com ele, a avaliação do primeiro dia de implantação do BRS-FOR é positiva, mas algumas adaptações serão estudadas. “Tem o caso das escolas. Muitos pais reclamaram. Vamos ponderar alguns ajustes. Além disso, muitos taxistas sugeriam alterações, vamos analisá-las nos próximos dias”, informou. Durante os próximos 15 dias, 10 agentes da AMC estarão dispostos pela Avenida. As abordagens, segundo Ademar, inicialmente, serão educativas, porém, a partir da próxima segunda-feira a fiscalização mudará de caráter e o desrespeito à sinalização resultará na aplicação de multas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário