Coluna do blog


Béisso?!
O  último livro do Mário Vargas Llosa, trata insistentemente do fato de que nós estamos tratando de coisas muito graves de forma superficial. Quero trazer o assunto cá pra casa, pra ficar mais fácil entender a tese de Llosa que tem capilaridade na política da América Latina, com forte reflexão no Brasil. Essa coisa de empurrar com a barriga, desde o começo de tudo, a tal da Lei da Ficha Limpa, é o exemplo mais cabal de que patinamos no lodo das velhas práticas, como a compra de votos, o xingamento gratuito e deseducado, a boataria mas, fundamentalmente nas idas e vindas das disputas jurídicas de que hora pode, hora não pode a figura sob suspeição ser ou não ser candidato. Vou tomar por base um exemplo prático e aqui bem nas beiradas da capital, a grande Sobral que a partir do evento Cid-Prefeito pois de lado grande parte desse comportamento feio, deletério, imoral. Há um candidato naquela cidade, um Sr. Guimarães, apenado com a perca do direito de assumir como suplente uma vaga da Assembleia do Estado porque foi constatado pela Justiça Eleitoral que comprou votos para chegar à tal suplência. Por si só, bastaria, penso eu, esse fato para torna-lo inelegível no uso mais simples da Lei da Ficha Limpa. Além disso, tem a questão da ética, da moral e dos bons costumes que  devam permear uma candidatura que se proponha a gerenciar uma cidade, seja lá qual seja seu porte ou sua história. O simples deboche de que se chame pelos quatro cantos daquele município o Sr. Guimarães de o  Candidato  Meia Boca,hora é hora não é, e que vive sob liminar, ou ainda o Candidato Liminar, causa um efeito devastador na honorabilidade de Sobral, onde homens como Paulo Sanford, Jerônimo Prado, José Euclides, Cid Gomes, dentre outros, passaram à história com performances jamais discutidas em seus comportamentos eleitorais. Ninguém soube deles comprando votos, como o julgado Guimarães, impedido de chegar à Assembléia pela prática. Uma liminar aqui, outra acolá, deixam o eleitor no mínimo atordoado: Este é homem é candidato? Como vou votar nele se mais adiante ele não  for aceito como candidato ou sua candidatura não ser reconhecida pela Justiça que tanto puxa e encolhe seu pleito? O moço não é candidato na plenitude do que se entende por candidato e isso faz dele um mal para a sociedade e da sociedade, um bocado de abestados enganados pelo que na realidade não é. Alguém aí conhece mulher meio grávida? Alguém aí conhece um jogador completamente impedido? Ou é, ou não é. E, pelo visto, sub júdice, o Sr. Guimarães, não é. Não passa de um liminar.

A frase:  “"Ser ou não ser, eis a questão" Disse um grande pensador.”  Eu aqui complemento: O que é, é. O que não é, se engana alguém ou a si próprio cedo ou tarde deixa de ser.

Invencionice
Em mais de um século de atuação no Nordeste, o DNOCS está anunciando uma nova fase de reestruturação. Conversa. Se tivesse, seus prédios em Senador Pompeu não virariam puteiros.

Sobral 40º à sombra
Candidatos em Sobral, estão mantendo o salutar modus operandi de só sair de casa em campanha depois de quatro horas da tarde. É quando o sol acalma o calor insuportável.

A megera grita
Nina tem nova idéia de vingança contra Carminha. "Não estou gostando nada disso" e Nina diz que mudou de idéia. Carminha chorando diz: "Eu não mereço isso, meu Deus!", e cai no chão aos prantos.

Farinhas do mesmo saco
A turma do Zé Dirceu que defende a criação de um órgão para regular os meios de comunicação do país anda se escondendo pelos cantos fugindo do tutor do Mensalão. Ê ê Ererê!

Em casa
Dilma bateu o martelo: em agosto não vai gravar para nenhum candidato a prefeito. Muito menos sair de casa pra badalar pelo Brasil.

Nós na ONU
Já passam de mil os jornalistas inscritos para cobrir a Assembleia Geral da ONU.  Mas o número ainda está longe dos 4.075 da Rio+20.

Na Korea
Cid Gomes irá à Korea em setembro próximo. Vai conversar com empresários interessados em gás e combustível para ser sócio na refinaria do Pecém. Deve ir com ele o Secretário Adail Fontenele, da Seinfra.

Votos pernambucanos
A prefeita Luizianne Lins, com o candidato a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas, e o coordenado de Projetos Especiais da Prefeitura, Geraldo Acioly foram a Recife pedir votos pro PT.

Piston de gafieira
A Infraero voltou a fechar o aeroporto Pinto Martins, para pousos e decolagens entre 6 da manhã e meio dia. É a ultima etapa de recapeamento da pista. Que está fora não entra. Quem está dentro, não sai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário