Coluna do blog


Educar demora, mas é o caminho
Um dia, numa viagem de trabalho, o querido jornalista Nelson Faheina ficou assustado com uma “banca” de jornais em Viena. Era um plástico transparente, preso a um poste com os jornais dentro. Algum dinheiro dentro, além dos periódicos. Como é isso, perguntou Faheina. Simples, respondi. Você tira o jornal, põe o dinheiro e se necessário faz seu troco. E isso dá certo, indagou Faheina. Claro, respondi. As pessoas precisam de notícia pra saber o que ocorre no mundo, na cidade dele. Se levar o jornal sem deixar o dinheiro, não só será ladrão, como estará contribuindo para que o jornal feche e todos fiquem sem notícias. Mais adiante, em Zurich, comprei nossas passagens no bonde numa máquina, dessas que dá o bilhete e o troco do dindim posto lá para o destino programado. No final da viagem, sem ninguém à volta, nosso Faheina voltou a ficar intrigado; E cadê o cobrador? O que eu faço com o bilhete? Nada, respondí. Simplesmente guarda de lembrança. E o cobrador? Não tem,Faheina. As pessoas pagam a passagem porque precisam o transporte público de qualidade. Se uma peça quebrar, uma cadeira for rasgada por algum imbecil tem que ter dinheiro para arrumar. Tem que ter dinheiro pra pagar a energia elétrica do bonde, tem que ter dinheiro pro cumprimento exato dos horários em cima de minutos, expliquei. Então, se o cara não pagar a passagem corre o risco de um dia não ter o bonde sobre os trilhos e todos ficarem sem a mobilidade. Inteligente, Faheina entendeu, como entendeu que quando o sinal é fechado pro pedestre, mesmo que não venha nenhum veículo pela via, é pra esperar que seja liberado o sinal verde para sua passagem. É um processo longo de educação, mas foi e é eficaz. Aqui no Ceará, o prefeito Agenor Neto, de Iguatu mandou  plantar um tipo de flor ao longo da estrada de ferro que corta a cidade. Na primeira semana levaram tudo. Mandou replantar. Levaram a metade. Mandou replantar, deixaram 90%. Mandou replantar. Nunca mais precisou. O povo entendeu que aquilo era pro bem de todos e para o embelezamento e bem estar da cidade. Conto isso pra fazer só uma pergunta: E se a gente educar o povo de Fortaleza a passar na velocidade certa pelos túneis da Washington Soares ao invés de impor 40km como velocidade sob pena de multa?
                                                                                                                         
A frase: “Como vai meu amigo Lula?”  De Hugo Chavez, aparentemente bem querendo saber da cura do outro.

Tempo ao tempo 
A Assembleia Legislativa do Ceará reduz, até 15 de setembro, suas sessões para terças e quartas feiras. Depois daquele dia para por causa das eleições só voltando depois do segundo turno, se houver.

Inteligentzia
Barreira eletrônica dentro de túnel novo, na Washington Soares tem muito de parecido com aquele farol posto debaixo do viaduto da Aguanambi. 40km por hora parece burrice. E é!

Tem treta
Veja como os orçamentos de grandes obras nem sempre são sérios. Esta refinaria de Pernambuco foi orçada em US$ 4,5 bi, em 2004. Agora, a Petrobras reviu a conta para.... US$ 20 bi!

Os homens vão parar
Os policiais federais aprovaram o indicativo de greve geral de seus serviços. O movimento está marcado para começar na próxima terça (7).

O Chefe mudou as pilhas
Tem gente no Governo do Ceará chiando da canseira que tá levando de Cid Gomes depois de 10 dias na Europa: O Chefe voltou de pilhas novas. Tá difícil acompanha-lo, choramingam.

Livro do Faheina
Esta coluna disse que seria as seis da tarde, mas será ao meio dia de hoje o lançamento do novo livro do grande Nelson Faheina, contando histórias de sua vida de repórter. No Parque Recreio.

Eita nóis!
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, anunciou os Locais de Treinamento destinados aos representantes dos países que forem participar da competição daqui a quatro anos. Entre eles, está o Castelão.

86 mil a bordo
Desde o dia 15 de junho, acontece a operação assistida da Linha Sul do Metrô. A viagem de passageiros é gratuita e acontece de segunda a sexta-feira das 8 horas às 12 horas. 86 mil já usaram o sistema.

Ossos do Barão
O Barão do Rio Branco deve estar bulindo no túmulo incomodado com a entrada do Chavez no Mercosul. Por quê? A Diplomacia brasileira não é a dele.

Ilário na caçarola
A candidatura do ex-prefeito Ilário Marques à prefeitura de Quixadá, pelo PT, foi negada pelo juiz da 6ª Zona Eleitoral, Fabiano Damasceno Maia. O petista tem contas desaprovadas em gestões anteriores. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário