Bandidagem destrona Carminha e Nina-CPI é mais atrativa

Mensalão ultrapassa 'Avenida Brasil' no Google e no Twitter


Na internet, a população está atenta ao caso do mensalão no Supremo, e o assunto ganhou as redes sociais.
Esta é a segunda vez que uma instituição do Poder Judiciário entra na lista de assuntos mais comentados entre os seguidores do Twitter.
A primeira foi no julgamento da limitação dos poderes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) pelo mesmo STF, quando a palavra-chave #CNJ foi um dos termos mais repetidos no Twitter.
Alguns dados dão ideia dessa repercussão. Segundo a ferramenta Google Trends, o número de buscas no Google relacionadas ao mensalão ultrapassou às ligadas à novela "Avenida
Brasil" no dia 29 de julho e, na última sexta, era quatro vezes maior.
Mas nenhum desses dois assuntos superou a Olimpíada de Londres, que motivou cinco vezes mais buscas no Google do que o mensalão no primeiro dia do julgamento.
O caso de corrupção, aliás, teve um pico de buscas no início de agosto de 2005 que é 40 vezes maior que o alcançado na semana passada.
Os números no Twitter são impressionantes. Foram 61.325 mensagens sobre o mensalão, escritas por mais de 23 mil pessoas --só no primeiro dia do julgamento.
Essas mensagens alcançaram 14,3 milhões de pessoas diferentes. As mais de 60 mil mensagens somadas alcançaram quase 300 milhões de exibições. Para efeito de comparação, a audiência média dos quatro principais telejornais noturnos na Grande São Paulo é de 9 milhões de espectadores, segundo o Ibope.
A repercussão do julgamento também foi maior do que a da novela "Avenida Brasil" no Twitter nesta sexta, segundo a ferramenta de medição da Topsy, que conta "tuítes" que são repassados ou que contêm um link).
A média diária de menções ao mensalão em posts é maior que a da novela desde a última terça. Nem no dia de sua abertura a Olímpiada de Londres havia vencido Nina e Carminha no Twitter.
No seu momento mais comentado na sexta (no início da tarde), o mensalão tinha em média 1.200 posts. Já a novela alcançou cerca de 900 durante a noite.
Mas as 10 mil menções que o mensalão atingiu sexta sequer chegam perto das mais de 26 mil que ecoaram pela rede social, em apenas um dia, após a reviravolta de Nina na novela, em 23 de julho.
O Twitter é um espaço relevante, mas isso não significa que o cidadão comum está sendo mais ouvido que antes.
Mais de 50% das quase 300 milhões de exibições de mensagens sobre o mensalão foram produzidas por apenas 17 usuários --dos quais apenas 4 não se identificam como sites de notícias tradicionais. Desses, dois são celebridades com muitos seguidores.
Todavia, examinando os números percebe-se que a segunda palavra-chave mais usada no dia (com 22 milhões de aparições) sequer aparece nas postagens dos grandes meios. Trata-se da expressão #ConfioNoSTF. Já #mensalão ficou com 33 milhões.
A mídia ainda exerce influência, mas é obrigada a fazê-lo fora de seus meios tradicionais. Ao que parece, a sociedade da informação está atenta e confia no Supremo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário