Fim do dolar na cueca pra ajudar aquele povo inocentado


Já se fala que agora os petistas não precisam mais carregar dólares na cueca
De olho na Copa do Mundo, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, nesta quinta-feira, duas medidas para desburocratizar as operações de câmbio no Brasil. A partir de agora, toda pessoa jurídica – e não apenas as ligadas ao setor de turismo – poderá realizar troca de moedas. Com isso, caixas de padarias ou recepções de hotéis, por exemplo, poderão fazer a transação. Além disso, o conselho autorizou a instalação no país de terminais de autoatendimento específicos para operações de câmbio.
"As medidas simplificam as operações de câmbio de pequeno valor e proporcionam mais alternativas de acesso", afirma o BC em nota. "As medidas encontram-se em linha com as ações do governo federal para simplificar e modernizar o mercado de câmbio e possibilitam, sem abrir mão da segurança, a criação de rede compatível com centros turísticos dos mais variados portes", acrescenta o comunicado.
Até agora, só empresas do ramo de turismo – com credenciamento no Ministério do Turismo – estavam autorizadas a trocar moedas. "Agora, até uma padaria poderá fazer a operação", disse o secretário-executivo do BC, Geraldo Magela Siqueira. Essas operações serão realizadas presencialmente, como numa casa de câmbio tradicional.
Já os novos terminais de autoatendimento deverão ser instalados e operados por instituições financeiras cadastradas. Neles, será possível trocar moeda nacional por estrangeira e vice-versa. Serão permitidas transações no valor de até 3 mil dólares. Segundo o Banco Central, o cliente terá de inserir um cartão de débito ou de crédito internacional no terminal para que fique registrado o autor da transação.
Para efetuar a operação, basta que o cliente insira as notas (em moeda local ou estrangeira) no terminal, escolha a moeda de troca e retire o dinheiro. O objetivo, segundo o BC, é facilitar as operações de câmbio para estrangeiros durante os eve

Nenhum comentário:

Postar um comentário