Empresários do CIPP participam do pacto do Pecém

As empresas instaladas no Complexo Industrial e Portuário do Pecém participam hoje, a partir de 8 horas, do encontro do Núcleo Setor Produtivo do Pacto pelo Pecém no auditório da sede da Cearáportos (Esplanada do Pecém, S/Nº). No momento eles estão construindo o diagnóstico sobre o desenvolvimento do CIPP. As instituições colaboram com informações sobre os impactos, visões e oportunidades diante da instalação de novos empreendimentos. Já aconteceram reuniões com os núcleos das prefeituras, das instituições públicas federais, sindicatos e associações comunitárias.

As associações comunitárias apresentaram suas visões anteontem, em reunião no Cetrex na Caucaia. Entre as principais preocupações estão os impactos ambientais; a não-captação de mão de obra local, mesmo com a oferta de cursos profissionalizantes, e a especulação imobiliária, que dificulta a permanência dos moradores na cidade, devido aos altos aluguéis. As questões sociais como a gravidez na adolescência, drogadição e prostituição foram apontadas, bem como a falta de cuidados no transporte do carvão, por exemplo, que segundo os participantes têm provocado alergias e doenças de pele.

A rodada de reuniões dos núcleos continua até agosto. O setor produtivo está dividido entre as empresas já instaladas no CIPP e as representações empresariais que se reúnem na próxima terça-feira (31/07) na Assembleia Legislativa. As demais reuniões serão as seguintes: representações do poder público estadual (01/08); as entidades de representação profissional (02/08), e a Academia e instituições formadoras (07/08), sempre na Assembleia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário