Construção de viadutos do VLT Parangaba-Mucuripe é iniciada


As obras da linha férrea VLT Parangaba-Mucuripe chegam às avenidas Via Expressa e Dom Luís. Com início a partir desta semana e prazo de conclusão de oito meses, as intervenções construirão dois viadutos por onde passarão os trilhos da linha férrea que ligará os bairros da Parangaba ao Mucuripe. Nas duas avenidas as intervenções serão em somente um dos trechos das vias, ou seja, em nenhuma o tráfego estará totalmente interrompido.


Somente parte da rua Professor Aderbal Nunes Ferreira, situada próximo ao parque Adahil Barreto, estará interditada para a construção de um viaduto da linha férrea VLT Parangaba-Mucuripe. Com as obras neste trecho os motoristas que antes saíam da avenida Senador Virgílio Távora com destino à Aderbal Nunes sentido Via Expressa, agora devem entrar na avenida Pontes Vieira e dobrar a esquerda na rua Vicente Leite.

Quem seguir pela rua Aderbal Nunes Ferreira sentido Engenheiro Santana Júnior não terá seu trajeto alterado, embora encontrará parte da pista interditada. Motoristas que saem da rua Aderbal Nunes Ferreira em direção às avenidas Pontes Vieira e Senador Virgílio Távora também poderão seguir seus percursos sem desvios.

A outra intervenção acontecerá nos cruzamentos da Avenida Expressa com Professor Silas Ribeiro. O canteiro central e uma das faixas terão o fluxo interrompido para as obras de construção dos viadutos. Nesta intervenção não existirá desvios pois uma faixa de cada sentido da via Expressa estará liberado para o tráfego.

Conheça a obra

O ramal Parangaba-Mucuripe será uma das grandes obras estruturantes no conceito de mobilidade urbana em Fortaleza para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O Ramal vai ser operado com VLTs (Veículos Leves Sobre Trilhos) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em superfície e 1,4 km em elevado.

A obra promoverá a remodelação do ramal ferroviário Parangaba-Mucuripe, atualmente utilizado para transporte de carga, objetivando a utilização do mesmo para transporte de passageiros. O Ramal Parangaba-Mucuripe passará por 22 bairros da Capital. A linha deverá estar concluída até o início do segundo semestre de 2013 (inclusive final dos testes) e, uma vez concluída, deverá ser utilizada por 100 mil passageiros por dia.

Seis Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) fabricados pela empresa Bom Sinal, no Cariri, conduzirão os passageiros. Movidos a diesel, os VLTs têm ar condicionado, sendo mais confortáveis que os antigos trens. Serão oito estações, sendo que as da Parangaba e do Papicu possuem projeto diferenciado, devido à integração com os terminais de ônibus. As demais estações serão localizadas no Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira e Mucuripe.

Atualmente as frentes de trabalho do VLT estão localizadas na Parangaba, próximo ao Terminal e à estação da Linha Sul do mesmo nome; na avenida Aguanambi, próximo ao quartel-geral da Polícia Militar; na rua Júlio Siqueira, próximo ao terminal de ônibus do Papicu, além dos dois que iniciam-se neste fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário