Coluna do blog


O Dia Internacional da Criança
Neste dia primeiro de junho é comemorado o Dia Internacional da Criança. Não, não é o Dia da Criança do comércio e da indústria, é o Dia da Criança por seu direito inalienável de ser gente, de ser feliz. Quando falo em criança, ou quando apenas lembro de criança, principalmente agora que sou avô do Paulo, não consigo sair do sentimento de liberdade. O direito, os valores, os deveres...não é disso que eu quero falar. Quero falar de liberdade, de escolher seus caminhos, de lutar contra os silenciadores, os que usam o garrote vil do poder para estancar na vida, desde o primeiro instante, este grito de luz e de cores. Beethoven, talvez tenha sido a maior “voz” de seu tempo a defender a liberdade dos homens. O infortúnio de ficar surdo, fez de Beethoven um cutelo para cortar a arrogância de Napoleão, que guerreava por poder e só poder. Quando escreveu a 5ª., na abertura logo demonstrou essa explosão sentimental. Na 5ª.,  Beethoven  cantou a glória da vitória. No segundo movimento, no alegro continuou escrevendo sobre liberdade e, para quem pensa que Beethoven fez apenas as 9 sinfonias, onde a nona e a quinta são as mais fantásticas sob o ponto de visto do grito de liberdade, ele escreveu também óperas e numa delas, Ode à Liberdade, sobre versos de um poeta contemporâneo, deixou mais clara na dor da surdez que o fez sofrer tanto: Um dia todos os homens serão irmãos. Será que num outro Dia Internacional da Criança a gente vai ouvir um eco que seja da liberdade pela qual Beethoven tanto lutou?   Não são códigos, regras ou leis, mas liberdade que fará o mundo das novas crianças nascer melhor.

A frase: “Nunca comece um fogo que não pode acabar”. De um observador da cena.

Os desaparecidos
Desde ontem a Comissão da Verdade se reúne em Brasília. Vai estabelecer prioridades, entre as quais apurar o caso dos desaparecidos na ditadura. Alguns desaparecidos só apareceram pra receber a bolsa-ditadura.

Duvido que parem
Mais um terreno sendo ocupado irregularmente. Dessa vez, na esquina das ruas 102 e 107, no Parque Dois Irmãos. A ocupação,do que seria uma praça teve início na última sexta-feira, por volta das 23 horas.

De nota do PSDB
... O discurso empregado por João Mota, embora filiado, é de quem não acompanha o cotidiano do PSDB em Fortaleza e no Estado. Portanto, não condiz com a realidade vivida e sentida atualmente pela militância do partido.

Desencontro
O PSDB tem um nome bom, o melhor dos quadros do Ceará político para disputar a Prefeitura de Fortaleza, que é Marcos Cals. O que não se entende é a insatisfação de João Mota que, quando fez movimento propondo seu nome ou um plebiscito esculhambou tanto a tucanagem.

De volta
O PSDB marcou para 16 de junho próximo sua convenção no município de Santa Quitéria. O partido deve apostar no ex-prefeito Tomás Figueiredo, que já trabalha em busca de alianças.Thomaz nunca quis ser deputado, como um irmão,a mulher e o filho.

Ensinamentos de Mãe Vovó
Ensinava minha querida e saudosa Mãe Vovó Petronilha, A Racista, que o comer dos enjoados engorda os enjeitados. Era assim que ela tratava os netos que não queriam tomar a sopa da tarde, ou a coalhada antes de dormir. E dava pra quem tava por ali.

Cavilação
O PSB dos irmãos Novais juntaram os desconfortados no PSB do Governador e fizeram uma tal de frente de esquerda. É pra confrontar os titulares do poder que não insistiram para eles comerem a coalhada da noite. E retiraram a candidatura da dep.Eliane a Prefeita de Fortaleza.


O inimigo é outro (Nota da foto)
O pessoal das eólicas tem os verdes como aliados. O Green Peace é o grande parceiro dos plantadores de energia limpa e renovável. O adversário é outro. Segundo fonte autorizada da cadeia internacional de geradores, no Ceará o Ministério Público – alguns agentes – é que é, como dizer...o desmancha prazer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário