Fortaleza ganha espaço para leitura com o lançamento do ‘Plebeu Gabinete de Leitura', no dia 1º de Maio


Na próxima terça-feira, 1° de maio, data em que se comemora o Dia do/a Trabalhador/a, haverá o lançamento do Plebeu Gabinete de Leitura, um espaço de ações coletivas no Centro de Fortaleza destinado a todas as pessoas que gostam de ler e àqueles/as que pretendem se aproximar da leitura como uma prática de atividade lúdica. O evento acontecerá na Associação Cearense de Imprensa, das 9h às 15h.
O espaço surgiu a partir de conversas entre amigos, trabalhadores/as, militantes de movimentos sociais e pessoas que têm algo em comum: o gosto pela leitura. O propósito dessa iniciativa é constituir um acervo de leitura compartilhada e formalizar um local específico e de fácil acesso, no qual as pessoas que gostam de ler possam exercitar esta atividade, trocar experiências sobre livros e contribuir através da coletividade.
"Nós queremos formar um espaço autogestionário, onde as pessoas estejam dispostas a colaborar, além da vontade de ler, de fazer pesquisas e participar do trabalho coletivo com a doação de livros para o crescimento do nosso acervo e para semear outras bibliotecas”, afirma a professora Adelaide Gonçalves, uma das organizadoras do Gabinete.
Segundo Adelaide, a intenção deste projeto, além da criação do espaço cultural na cidade, é levar a leitura para as ruas, para os trabalhadores populares e para o alcance dos que não têm o hábito de ler através do incentivo: "A ideia é transformar outros espaços como as praças e parques em pequenas bibliotecas e estimular o esforço dos que também querem aprender a ler”, relata.
Em alusão ao 1° de Maio e à luta dos trabalhadores no mundo, durante o lançamento será exibida uma publicação com escritos diversos sobre os acontecimentos históricos que marcaram a trajetória dos trabalhadores no país. Também será lançada, em versão brochura, Primeiro de Maio, a crônica de Eça de Queiróz, publicada na Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1892.

Nenhum comentário:

Postar um comentário