Coluna do blog


A dor do Adail
Até prova em contrário, uma das personalidades mais dígnas do universo do serviço público no Ceará, é o engenheiro Adail Fontenele. Tem cerca de 40 anos no setor e jamais teve suas ações questionadas. O Tribunal de Contas do Estado, porém, entendeu de macular esta ficha limpa, apenando Adail Fontenele com uma multa de R$5.000,00 (cinco mil reais) por desobediência a uma determinação que ele entendeu que não era de sua responsabilidade.
Nessa história de trem pra lá, trem pra cá, o Tribunal de Contas do Estado mandou dizer para o Metrofor, adequar-se a uma determinação sobre os espaços públicos na passagem do futuro trem metropolitano, divisor de águas na mobilidade pública de Fortaleza. E mandou cópia para o Secretário da Seinfra, o correto engenheiro Adail Fontenele.
Por entender que não era de sua responsabilidade a resposta à determinação do TCE, mas do Metrofor, que apesar de apêndice da Seinfra, tem vida própria, personalidade jurídica própria, administração própria e foi a admoestada, ou citada, o Secretário Adail Fontenele deixou que as ações fossem cuidadas sob a responsabilidade do Metrofor.
Passado um tempo, a Ministra Soraya Victor cobrou o assunto e levou o mote para o pleno que entendeu de culpar Adail Fontenele e por isso multa-lo em R$5.000,00(cinco mil reais). "Profundamente magoado com essa injustiça, sem jamais ter tido um arranhão na minha carreira no serviço público", como disse para este repórter, Adail consulta a Procuradoria Geral do Estado para tomar providências.
Não sabia, até hora em que conversamos, se pagaria e recorreria, se simplesmente recorreria ou tomaria qualquer outra decisão. - Tem gente que não liga a mínima quando algo assim cai sobre seus ombros, mas eu, que jamais seria desobediente a uma determinação de qualquer órgão fiscalizador, estou, repito, profundamente decepcionado e magoado com a posição do Tribunal, encerrou Adail.


A frase: “Quem ri por último...demorou demais pra entender a piada”. Atualizando os adágios.


Lepitopis a bordo (Nota da foto)
Amanhã cerca de 120 pessoas irão visitar as obras do metrô de Fortaleza e percorrer um trecho da linha Sul no Trem Unidade Elétrica (TUE) e no Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) até Pacatuba. São internautas convidados do Governo que se inscreveram para o passeio.

De Adísia pra Ely
Adísia Sá, a grande mestra ganha um beijo de Ely Aguiar e, na lata dispara: - Você foi a surpresa mais agradável que eu tive nessa fornada de deputados estaduais. Ely anda com cara de gozo.

Otários
Ficou a nítida impressão de que a Promus, essa firma aí enrolada nas denúncias dos consignados, acha que todo mundo é doidim na Assembleia do Estado.

Ridículo
Nota divulgada pela tal Promotora de Crédito e Cobrança Ltda., chega ao cúmulo de provocar Heitor Férrer a abrir mão da prerrogativa da imunidade parlamentar para sair no cacete com ela.

Ignorância
Os escribas da tal nota, por inspiração de gente mais desqualificada ainda no quesito direito, não sabem sequer o que ocorre com a tal imunidade parlamentar.

Sem imunidade
O parlamentar não tem imunidade. Quem tem imunidade é o parlamento. Se o deputado é deputado, quando ele está na ativa, em plenário, por exemplo, é imune.

A imunidade é do parlamento
Um deputado que vá para uma Secretaria de Estado, por exemplo  perde a imunidade quando está fora. Recuperará quando voltar. Insisto: o parlamento é que goza de imunidade.

A Gol é da Delta
A Gol está negociando o aumento de participação da americana Delta Airlines no capital da companhia dos atuais 3% para 20%, limite estabelecido pela legislação.

Tuneladoras
A Seinfra e a Procuradoria Geral do Estado adiaram para data ainda não definida a licitação de aquisição de máquinas para a construção do túneis da Linha Leste do metrô de Fortaleza.

Clareando
A licitação ocorreria na terça-feira (24). A medida atende questionamentos feitos por empresas interessadas na concorrência quanto à documentação exigida aos participantes.

Feriadão
Vem imprensado aí. Dia 1º. De Maio, feriado mundial do trabalho,este ano cai numa terça feira. Pergunta se alguém vai trabalhar na segunda?

Revelação
Só agora posso revelar depois de a fonte americana liberar:  a CNN vem trabalhando, debaixo da maior discrição, para lançar um canal em português. Em Atlanta, na sede da CNN tem um restô logo à entrada onde quem sabe das coisas saberá  muito mais. E lá, um prato de tilápia brasileira é mais caro que um prato sofisticado de salmão.

Aumento
Edmundo Vitoriano e Lúcio Brasileiro trabalhavam na Rádio Iracema, do saudoso José Parente.. Foram ao Banco Popular onde o  chefe era presidente. Pediram aumento. Zé Parente perguntou quanto ganhavam. Disseram, por exemplo, algo como mil contos. –E o que vocês querem de aumento? – Pensamos em 50% respondeu Lúcio. – Muito justo. Quantas horas vocês trabalham por dia? – Seis horas, responderam. Zé Parente fez um bilhete e mandou que entregassem ao Baima, gerente da rádio. Estava escrito: Baima, diminua o horário deles para 3 horas. Eram os 50% reivindicados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário