Welington e Balmann em Brasília na luta pela Transposição e pela Transordestina



O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, recebeu em seu gabinete, em Brasília, o deputado Welington Landim, líder do bloco PSB-PT na Assembleia Legislativa, o deputado federal Antônio Balmann (PSB), e o prefeito Guilherme Landim, de Brejo Santo. Também fez parte da comitiva o advogado Ubiratan Teixeira.
O principal assunto em pauta foi o lote 5 do projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, que ainda não saiu do papel. Este lote terá base no município de Brejo Santo e vai interligar o canal entre Jati e Mauriti. O ministro Fernando Bezerra revelou que o novo edital já foi publicado no Diário Oficial da União, que marcou para o próximo dia 10 a data para recebimento das propostas. Ele adiantou, ainda, que já foram garantidos no orçamento da União para a Transposição mais R$ 3 bilhões e meio.
Aliás, esta não é a primeira vez que o deputado Welington Landim vai a Brasília lutar pelo projeto que será a redenção nordestina. Numa das viagens ele esteve na companhia do presidente da Assembleia Legislativa, Roberto Cláudio, do deputado estadual Lula Morais, do senador José Pimentel e do deputado federal Antônio Balmann.
Em relação ao Eixo Leste, que beneficia mais diretamente Pernambuco, a obra está com 77 por cento concluída. A meta do Ministério da Integração Nacional é concluir em dezembro de 2014 os 220 km do Eixo Leste, entre Pernambuco (reservatório de Itaparica) e a Paraíba. O Eixo Norte (o que diz respeito diretamente ao Ceará), com 402 km de extensão, tem captação em Cabrobó (PE) e vai levar água para as regiões do agreste e sertão de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
O Eixo Norte está com apenas 55% das obras concluídas. O problema é que em 2008 houve uma primeira licitação, ganha pelo Consórcio Enlcaso/Arvek/Conpav/Record, que desistiu de fazer a obra. A empresa segunda colocada também desistiu. Agora, saiu um novo edital e a previsão inicial era de que o Eixo Norte seja em 2015. Os atrasos aconteceram porque, inicialmente, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou o processo, o que já foi esclarecido; depois vieram questões judiciais.
Em relação à Ferrovia Transnordestina, que ligará o Porto do Pecém ao Porto do Suape, em Pernambuco, e ao sertão do Piauí e que vai ter 1.728 km de extensão, o ministro Fernando Bezerra garantiu que dentro de três meses mais recursos estarão disponíveis. Somente no Ceará são cerca de 500 km em construção. Alguns trechos foram concluídos e em algumas áreas são feitas apenas manutenção para que a vegetação não tome a ferrovia. A meta é que a Transnordestina transporte cerca de 40 milhões de toneladas por ano de grãos, minério, gesso, frutas e também combustíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário