Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe começa a ser construído Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe começa a ser construído


A ordem de serviço foi assinada pelo ministro Leônidas Cristino e pelo governador em exercício, Roberto Cláudio. O valor da obra é de R$ 142 milhões.

        Fortaleza começa a receber mais uma das obras que atenderá ás demandas da  Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. O governador em exercício, Roberto Cláudio, e o secretário especial dos Portos, Leônidas Cristino, assinaram nesta sexta-feira (2), no Porto do Mucuripe, a ordem de serviço construção do seu novo Terminal Marítimo de Passageiros, no valor de R$ 142 milhões. Para Roberto Cláudio, o novo Terminal não só atenderá o Mundial, como será responsável por mudar o perfil do Porto. “Por anos o Mucuripe era a única fonte de escoamento portuário do Estado e por isso exercia um papel muito importante.  E hoje damos início a um expansão de uma nova atividade, que é a movimentação do turismo”, destacou.

        Ele ressaltou ainda que no local acontecerá a implantação do Ramal Parangaba-Mucuripe. O Ramal vai ser operado com veículos leves sobre trilhos (VLT) e fará a conexão ferroviária de 12,7 quilômetros entre a Estação Parangaba e o Porto do Mucuripe. Serão 11,3 km em Superfície e 1,4 km em elevado. O Ramal Parangaba Mucuripe passará por 22 bairros da cidade e beneficiará 90 mil passageiros/dia. “Esse é um dia histórico por que vai mudar o perfil social e econômico do entorno do Porto do Mucuripe e do Turismo no Ceará”, destacou.

        A obra, que receberá investimentos do Governo Federal, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento da Copa (PAC-Copa). Segundo o Ministro Leônidas Cristino, o montante será destinado para a construção e equipagem do Terminal. A obra contempla a construção de um novo cais para atracação de navios com até 350 metros de extensão e 14 metros de profundidade, estação de passageiros com espaço para check-in e check-out, lojas de conveniência, espaço para bagagens, restaurantes e órgãos intervenientes de 9 mil m², estacionamento para ônibus e automóveis, além de uma retro-área para armazenagem de contêineres com área de 40 mil m², configurando o equipamento como um Terminal de Múltiplo Uso.

        Para o Ministro, além da importância que o novo Terminal terá na realização da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, esse novo equipamento deixará para os cearenses um legado capaz de mudar o perfil turístico do Estado. “Grande parte de quem realiza o turismo de cruzeiro tendem a visitar as nossas praias e por isso precisávamos de uma infraestrutura adequada. Se o turista sai do navio ele que encontrar coisas boas, a começar pelo Terminal”, destacou Leônidas Cristino. Ainda segundo ele, a previsão é de que as obras fiquem prontas em 21 meses. “Nesse Porto poderão desembarcar os maiores navios do mundo”, completou o Ministro.

        Segundo o Presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda, o Porto do Mucuripe necessitava de um investimento desse porte, já que a escolha de Fortaleza como uma das cidades sede e a demanda apresentada pelas empresas do ramo de turismo, exigiam um Terminal de Passageiros adequado. “O Mucuripe precisava de uma reordenação no setor de receptação de turistas”, reforça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário