Siderúrgica: Primeira estaca será colocada em julho



Cid Gomes se reuniu nesta quinta-feira (15) com o diretor de siderurgia da Vale, Aristides Corbellini, e com o diretor-presidente da CSP, Marcos Chiorboli.

        A primeira estaca da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) será colocada no próximo mês de julho. A definição da data aconteceu nesta quinta-feira (15), durante reunião, no Palácio da Abolição, entre o governador Cid Gomes; o diretor de siderurgia da Vale, Aristides Corbellini, e com o diretor-presidente da CSP, Marcos Chiorboli. Foi definido ainda que até o fim deste ano, todo o
departamento administrativo da CSP já estará instalado com cerca de 200
profissionais.

        Durante a reunião foi ainda apresentado um plano de desenvolvimento regional para abastecer com produtos e serviços a cadeia produtiva da siderúrgica. Os municípios de Fortaleza, São Gonçalo do Amarante e Sobral servirão de base para o plano que deverá atrair empresas, dar empregos e qualificar mão-de-obra. Até o mês de dezembro, as obras de terraplenagem estarão concluídas e a produção da CSP está prevista para inicar em 2015.

        A Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) tem a seguinte composição acionária: 50% da brasileira Vale, e as empresas coreana Dongkuk e Posco, que comporão os ativos com 30% e 20%, respectivamente. A CSP é um empreendimento estruturante que vai elevar o Estado um outro nível de desenvolvimento. Após conclusão da primeira etapa vai gerar cerca de 14 mil empregos diretos e indiretos, porém já na fase de construção estão sendo gerados cerca de 23 mil empregos na sua construção e 14 mil durante a sua operação. O investimento total é de US$ 4,2 bilhões e, aproximadamente, US$ 2 bilhões  serão aplicados em equipamentos modernos e de alta eficiência para controle e monitoramento das emissões atmosféricas, descarte de efluentes e gerenciamento de resíduos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário