PSB, de Cid, realiza encontro para arrecadar recursos


Clique para Ampliar
O jantar de adesão do PSB, realizado na noite de ontem, lotou o Clube do Náutico e recebeu, inclusive, várias lideranças de outras agremiações
FOTO: TUNO VIEIRA
O governador analisa que a decisão do PT de não realizar prévias facilita o entendimento para manter a aliança
Durante um jantar realizado pelo PSB, ontem, com o objetivo de arrecadar dinheiro para a campanha eleitoral, o governador Cid Gomes avaliou que a decisão do PT de não realizar prévias para escolher o candidato à Prefeitura de Fortaleza deverá facilitar o entendimento para a manutenção da aliança. Conforme Cid, agora haverá mais tempo para que os partidos da base aliada dialoguem e elaborem um projeto para a Capital.

Enquanto isso, o ex-deputado Ciro Gomes (PSB) avisou que, se o seu partido se coligar com o PT, pedirá licença e viajará ao exterior. Ele admitiu que acatará a decisão de Cid sobre a manutenção ou não da aliança com a prefeita Luizianne, embora acredite que a Capital precisa de mudanças “para ontem”. Durante o jantar, Ciro e Cid comemoraram a adesão das pessoas, inclusive lideranças de outros partidos, dentre os quais PT e PMDB, no evento que lotou o Clube do Náutico e arrecadou R$ 1,5 milhão. 

O governador Cid salientou que a intenção do jantar de ontem não era discutir Fortaleza. “É uma festa do PSB estadual e se prenderá a isso. Fortaleza e outros municípios serão acompanhados”, afirmou. Questionado sobre o que falta para definir a aliança com o PT, Cid Gomes afirmou que fará o possível, até o último momento, para que a aliança seja viabilizada. 

Diferente
Conforme analisou, o fato de o PT ter definido que não fará prévias para escolher o candidato facilita a construção do diálogo com os demais partidos da base governista e a manutenção da aliança, pois os calendários das legendas são diferentes.

“O PT, se fosse ter prévia, já anteciparia o seu calendário porque teria que fazer o registro de candidaturas até o dia 29 de março. No momento que os pré-candidatos decidiram, por unanimidade, que não desejam fazer as prévias, isso dá mais tempo pra gente trabalhar um projeto, conversar com todos os partidos e tentar uma união, uma aliança”, explicou o governador.

Em entrevista, o governador Cid Gomes afirmou ainda que existe apenas um prazo para definir se haverá ou não aliança entre PT e PSB na Capital, que é o período entre 10 e 30 de junho, quando deverão acontecer as convenções partidárias.

Repetindo várias vezes que defende a manutenção da aliança na Capital, Cid admitiu divergência, mas disse que há um consenso no sentido de elaborar um projeto, até pela representatividade que tem Fortaleza. “Que a gente possa discutir cada um dos setores. Discutir educação, geração de emprego e as potencialidades de Fortaleza para que seja assumido um conjunto de propostas e benefícios ao fortalezense”, defendeu o governador.

Avisando que não precisa de intermediários para dialogar com a prefeita, Cid declarou: “Nós vamos conversar no momento correto. Então, cada partido tem que tocar a sua agenda. O importante é a gente manter a premissa de que manter a aliança é importante”.

Enquanto o governador defendia a manutenção da aliança, seu irmão, o ex-deputado Ciro Gomes, afirmou que o PSB está se preparando para ter uma participação central no pleito da Capital e voltou a opinar que a sigla deve lançar candidatura própria, mas disse que o entendimento do PSB é de que a palavra final sobre o assunto seja de Cid. “Se ele decidir, me aliarei imediatamente, embora peça permissão para viajar ao estrangeiro”, declarou Ciro. Segundo ele, há no PSB uma preocupação com os problemas da Capital.

MudarCiro disse que a última palavra sobre a aliança com o PT será de Cid, mas prometeu advogar, até o limite e “com respeito aos outros partidos”, que o PSB apresente candidato próprio para propor a Fortaleza uma mudança. “Fortaleza precisa mudar para ontem”, analisou.

Questionado se Camilo Santana seria um bom nome, Ciro afirma que o petista pode representar uma novidade, desde que incorpore o “compromisso com um conjunto de respostas ao drama de Fortaleza”. “Não estou falando mal de ninguém, mas Fortaleza é a 180ª cidade em educação dos 184 municípios do Ceará”, considerou.

Sobre as opiniões divergentes em relação ao governador, Ciro afirmou: “Ninguém se engane. Eu apenas tenho estilo diferente do Cid. Gosto de falar o que eu penso, e o Cid é mais recatado. Ele tem uma responsabilidade maior que é bem governar para manter a confiança do povo do Ceará. Então, ele tem que falar menos e fazer mais”.

Articulação
No processo de articulação dentro do PSB, Ciro Gomes explicou que Cid teria a responsabilidade maior de pensar nomes para a disputa, e ele de pensar mais sugestões para um projeto, citando o programa Atitude 40, que promove debates nos bairros da Capital. “Convidamos inclusive gente do PT porque a questão disputa fica para um segundo momento”. E emendou: “É assim que vamos fazer até junho. Em junho, ou a gente emenda os bigodes ou desagarra”. 

Segundo o governador Cid Gomes, o jantar de ontem foi um evento preparado no sentido de arrecadar fundos, buscar adesões, além de uma oportunidade para prestar contas de como o PSB vem atuando no Governo do Estado do Ceará. “Vivo sempre na dicotomia de ser governador e presidente do partido. Hoje estou aqui como presidente estadual, mas sou governador e vou aproveitar pra dizer o que o PSB vem fazendo”, declarou.

Para o deputado Roberto Cláudio, o encontro também é um canal de diálogo com a sociedade civil, onde o PSB vai mostrar o que vem fazendo no Governo do Estado. O parlamentar, que é um dos principais nomes da sigla para disputar a Prefeitura de Fortaleza em caso de rompimento com o PT, disse que foram estabelecidas duas metas sobre o pleito na Capital: fortalecer uma chapa de vereadores para fazer a maior bancada na Câmara Municipal e debater a cidade através do Atitude 40.

Movimentações que antecederam
As movimentações efetivas do PSB visando as eleições municipais deste ano foram iniciadas ainda no último mês de fevereiro, quando o governador Cid Gomes, que preside a executiva estadual da agremiação, se reuniu com deputados estaduais, deputados federais e lideranças partidárias, dentre as quais o ex-deputado Ciro Gomes. 

Na oportunidade, três pontos principais entraram em discussão: o levantamento dos municípios cearenses em que a legenda deve lançar candidatura própria, a sucessão em Fortaleza e a arrecadação de recursos financeiros para realizar pesquisas e avaliar os quadros da agremiação no Estado.

Durante o encontro, os correligionários decidiram sobre a realização do jantar de ontem para arrecadar fundos e identificaram que o PSB deverá lançar candidato próprio em pelo menos84 cidades do Ceará, podendo esse número subir ainda para 106, a depender das discussões sobre possíveis alianças no Interior do Estado. 

Sobre a sucessão em Fortaleza, a maioria das lideranças presentes na reunião defendeu candidatura própria do PSB, mas concordou que a decisão final sobre a questão deve ser do governador Cid Gomes, que tem defendido a manutenção da aliança com o PT na Capital. A orientação final foi de que bases iniciem os trabalhos e os debates visando o pleito em todos os municípios do Ceará.

Uma segunda reunião para discutir temas referentes às eleições aconteceu no último dia 13 de março, quando os deputados estaduais do PSB apresentaram listas dos pré-candidatos que devem apoiar em suas bases eleitorais. Alguns parlamentares também aproveitaram a ocasião para apresentar seus nomes para disputar prefeituras do Interior.

A deputada Mirian Sobreira defendeu sua pré-candidatura em Iguatu e o deputado Sineval Roque, em Crato. A deputada Eliane Novais, embora tenha adotado postura crítica ao Governo do Estado nos últimos meses, participou do encontro com o governador Cid Gomes e apresentou seu nome para disputar a Prefeitura de Fortaleza.

Estratégia

Além desses encontros, o PSB adotou como estratégia o lançamento de um programa chamado Atitude 40 com o objetivo de ouvir as críticas da população sobre os problemas da Capital através de plenárias nos bairros e fazer uma espécie de mapeamento das demandas da cidade. A ideia é apresentar sugestões de soluções para a administração de Fortaleza.

Dessa forma, o Atitude 40 foi iniciado no último dia três de março e, até agora, percorreu pelo menos dois bairros da Capital: Antônio Bezerra e Pirambu. A expectativa da legenda é de que, até o mês de junho, também sejam visitados os bairros Edson Queiroz, Messejana, Prefeito José Walter, Parangaba e Conjunto Ceará. Através do Atitude 40, lideranças políticas do PSB tem dialogado com a população durante a realização de eventos que integram política e juventude, além de atividades esportivas e culturais. 

Do DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário