Produção de mel no Ceará cresce 322% em dez anos

A produção de mel de abelha no Ceará está passando por um momento especial, de grande expansão, pois entre os anos de 2000 a 2010, alcançou um crescimento de 322%. Hoje ocupa a sexta posição entre os estados brasileiros, elevando de 3% para 7,3% sua participação na produção nacional de mel. Apesar disso, o Ceará é o terceiro do País nas exportações do produto, significando um total de US$ 12,7 milhões em 2011, contra apenas US$ 3,4 milhões de 2002, ou seja, crescimento da ordem de 269,13%, fazendo sua participação na pauta de exportações saltar de 14,94% para 18,0% no período.

São Paulo ainda é o líder das exportações de mel, apesar de ter apresentado uma redução significativa na participação, seguido pelo Rio Grande do Sul. Os estados do Norte e Nordeste lideraram o incremento (2002/2011) da produção, com Amazonas apresentando um crescimento de 9.000%, seguido por Roraima, com incremento de 2.730%, enquanto a nacional registrou alta de 74%. Alguns estados do Nordeste também aumentaram sua participação no mercado de mel, com ênfase para o Piauí e Rio Grande do Norte.

Em 2011, o mel ocupou a 15a posição em termos de produtos agregados na exportação cearense. Apesar da participação pequena de 0,9% do total exportado pelo Estado, ainda assim percebe-se um incremento importante, já que em 2002 essa participação era de apenas 0,6%. Os números estão no Enfoque Econômico (no 25) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O estudo completo pode ser acessado através do site www.ipece.ce.gov.br.

O Ceará exportou mel para sete países no ano passado e, assim como acontece com o restante das exportações brasileiras de mel, os Estados Unidos foram o principal mercado comprador, recebendo mais de 77% de todo o mel que foi exportado, com um crescimento de 782,32% nas compras deste produto, entre os anos de 2002 e 2011. Poucos municípios exportaram o mel natural no Ceará no ano passado, entre eles, Cascavel, Crato, Aquiraz, Limoeiro do Norte e Fortaleza, sendo que os quatro primeiros responderam por 97,49% do total deste produto enviado ao exterior. 



Penso eu - Bocado comido, bocado esquecido, diz o adágio popular. Foi o deputado federal Antonio Balmann quando era secretário de governo do Ceará quem incentivou a produção de mel no Estado com incentivos e descoberta de mercados de consumo. Até as flores para colheita das abelhas Balmann apontou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário