Morre Desembargador José Barreto de Carvalho


Morreu, neste sábado o desembargador Jose Barreto de Carvalho (87), pai do secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, Aloisio Carvalho. Ele morreu de enfarte. José Barreto de Carvalho nasceu em Jaguaruana em 20 de abril de 1924. Filho de Aloísio Barbosa de Carvalho e Filomena Barreto de Carvalho, bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, em 1951.
O corpo está sendo velado na Funerária Ternura. O enterro ocorrerá neste domingo, às 9 horas, no Cemitério Parque da Paz.
Nomeado para a Comarca de Caririaçu, iniciou sua carreira de magistrado em 13 de julho de 1954, sendo dali removido para Jaguaruana. Promovido para 2ª entrância, foi-lhe designada a Comarca de Morada Nova, passando depois para Russas e Sobral, mediante acesso a 3ª e 4ª entrâncias.
Em 1º de fevereiro de 1967, assumiu o Juizado de Menores da Capital, até ser nomeado para o Tribunal de Justiça em 11 de maio de 1979. Compôs a 2ª Câmara Criminal e Conselho Superior de Justiça.
No Tribunal Regional Eleitoral foi Juiz de Direito, Corregedor Geral Eleitoral e Presidente. Assumiu a Presidência da Corte de Justiça Cearense no biênio 1987-1988, tendo como principais feitos administrativos: criação do Departamento de Informática, implantação do primeiro Sistema Processual e do Sistema de Folha de Pagamento, consultas aos Tribunais Superiores através de acordo firmado com Prodasen.
Penso eu - Além de uma carreira cheia de brilhantismo e exemplo para a advocacia brasileira, José Barreto de Carvalho deixa uma familia de pessoas de bem, ajustadas por uma educação voltada para a formação de pessoas que na sua esteira lutam pela defesa da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário