Memorial inaugurado em Ipueiras


Clique para Ampliar
O Espaço Cultural fica aberto todos os dias para visitação, das 8h às 17h
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Com o novo espaço, o Município passa a fazer parte da lista de cidades do Ceará com história registrada em memorial
Ipueiras. Um mini parque temático sociocultural, oferecido à comunidade deste Município pela embaixadora Maria Stela Pompeu Brasil Frota, esposa do jornalista Antônio Frota Neto, filho de Ipueiras, traduz a história e memória local por meio de um acervo de fotos, documentos e objetos com fatos e coisas que suscitam memórias e lembranças deste Município, especialmente nos idos de 1950 a 1970.

Com o Espaço Cultural, Ipueiras, localizada a 298km da Capital e com cerca de 38 mil habitantes, passou a fazer parte do rol de Municípios cearenses que têm a sua história registrada em memoriais. A Prefeitura de Ipueiras recebeu e mantém o prédio e a coordenação do espaço.

A primeira fase do Espaço Cultural de Ipueiras (ECIPS) foi inaugurada em 25 de outubro de 2010, com o objetivo de ser a memorabilia de Ipueiras. O ECIPS tem o Memorial, o Oratório Nossa Senhora de Fátima, com imagem original vinda especialmente de Portugal, o Bosque do Sempre, o Carro de Boi, a Amarelinha e também o Projeto Genoma ipueirense.

"Reúne fatos ou coisas que suscitam memórias, lembranças da Ipueiras do tempo dos nossos pais e de quando nós, meninos", cita o jornalista Frota Neto, em sua página virtual. Segundo Frota Neto, "a convocação do Memorial é que igual caminho seja trilhado gradativamente pelas famílias ipueirenses ou pessoas individualmente".

Visitação
O ECIPS é aberto ao público diariamente, das 8h às 17h, inclusive aos domingos, para visitação e pesquisas. Não tem fins lucrativos e os objetivos são somente memoriais e culturais.

Obras culturais como pinturas e livros de autoria de ipueirenses deverão compor o acervo do espaço. "A intenção é a de que também façam parte do acervo obras culturais, como pinturas e livros de autoria de ipueirenses, trabalhos manuais, bem como fotos e objetos de uso popular e de personagens populares de Ipueiras", destaca Patrícia Melo, coordenadora do local. Segundo ela, a proposta é que, no futuro, o ECIPS possa contar, em dimensões reduzidas, com casa de farinha, mini-cine-anfiteatro e também um coreto.

Projeto Genoma
Com o "Projeto Genoma", através da participação direta de cada ipueirense, a pessoa mesmo registrará no computador (que está no Memorial), o que desejar sobre sua história, sua família, formando um "banco de dados" de ascendentes e descendentes. Assim, será formada a história viva do Município.

Patrícia destaca que a comunidade pode e deve participar com material para o acervo. "O acervo é composto por fotos e peças iniciais que conseguimos dispor junto ipueirenses. As pessoas podem enviar fotos para compor o banco de dados e fotografias do Memorial", destaca.

Prêmio de Literatura
Sob coordenação da Secretaria de Educação do Município de Ipueiras, a cada 25 de outubro, data em que o Município foi criado, é publicado um livro contendo os 45 textos classificados para concorrer ao Prêmio de Literatura Frota Neto.

São 15 textos selecionados em cada uma das três categorias: 15 textos de alunos do Ensino Fundamental I; 15 textos de alunos do Ensino Fundamental II e 15 textos de alunos do Ensino Médio.

De acordo com o seu atual Regulamento, a cada ano, são premiados três estudantes: dois alunos do Ensino Fundamental (I e II) e um aluno do Ensino Médio. Para cada um dos laureados, a premiação consiste numa bolsa em dinheiro e um troféu.

Mais informações
Espaço Cultural de Ipueiras (ECIPS) Rua 25 de Outubro, s/n - bairro Cidade Satélite - Ipueiras/CE Prefeitura - Parque da Cidade José Costa Matos, nº 01


SILVANIA CLAUDINOREPÓRTER do DN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário