Luiziane desmoraliza Câmara e viaja sem dar a mínima pro Legislativo


Viagem de Lins aos EUA gera discussão


Oposicionistas alegam que a petista cometeu um crime ao não pedir autorização ao Legislativo com antecedência para sair do País


O debate estendeu-se e até tomou conotação política na Câmara Municipal de Fortaleza por causa da viagem da prefeita Luizianne Lins a Nova York. Ontem, foi aprovado ofício informando a ausência da gestora para tratar de assuntos turísticos nos Estados Unidos, no período de seis dias. O problema é que a oposição avaliou que o documento chegou tardiamente e, desta forma, Luizianne teria cometido crime de improbidade. Os adversários também questionaram o fato da prefeita não ter nomeado o presidente da Casa, vereador Acrísio Sena (PT), como prefeito, em exercício, na sua ausência.

“Isso é ridículo. Não confia nem no petista que ela mesma elegeu para presidir esta Casa”, disse vereador Marcelo Mendes (PTC). Ele citou a Lei Orgânica do Município (LOM) para argumentar que Luizianne cometeu crime de improbidade ao viajar sem prévia autorização do Legislativo. Mendes disse ainda que solicitou ao Ministério Público (MP) uma análise do caso.
Ainda de acordo com ele, Luizianne, propositalmente, não quis passar o cargo ao presidente da Câmara em virtude da desenvoltura administrativa do petista, quando, anteriormente, precisou assumir o Executivo em decorrência da ausência da gestora. Acrísio, inclusive, já assumiu o governo, por duas vezes, em decorrência do mesmo motivo.

Para o vereador Salmito Filho (PSB), desafeto da petista, Luizianne não só faltou com respeito ao correligionário, mas com a Instituição municipal. Em defesa da Prefeita, o vereador Carlos Mesquita (PMDB) explicou que o texto da lei permite que a chefe do Executivo possa pedir autorização a qualquer momento, até mesmo depois da viagem, principalmente se for “urgente”.

Mesquita disse ainda que a lei municipal foi modificada, por conta de uma polêmica envolvendo o ex-prefeito Juraci Magalhães, que, na época, não possuía uma boa relação com a vice-prefeita Isabel Lopes. Ele, porém, ignorou as reclamações e acatou o ofício prefeitural.



Penso eu - Por favor, leiam lá embaixo, a coluna do blog e no jornal O Estado a nossa coluna que hoje fala sobre isso. E mais: Foi isso ai que você elegeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário