III Festival de Jericoacoara - Cinema Digital abre inscrições para cineastas de todo o País


Festival acontece de 15 a 21 de junho e trará ao Ceará grandes nomes, além de uma seleção de novos realizadores. As inscrições de curtas-metragens produzidos em tecnologia digital estão abertas, para cineastas de todo o País, através do site www.jeridigital.com.br
Pelo terceiro ano consecutivo, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas de todo o planeta. O Festival de Jericoacoara – Cinema Digital chega à sua terceira edição. E mantém a mesma proposta de oferecer um nova olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada quanto ao conteúdo e à forma, através das facilidades da tecnologia digital.

O III Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 15 a 21 de junho e contará, como principal atração, com a mostra dos filmes selecionados, entre os inscritos. Ano passado, a segunda edição do evento destacou um total de 50 filmes, selecionados em meio a 218 obras inscritas, consolidando a dimensão nacional do festival.

São aceitas inscrições de filmes concluídos a partir de junho de 2010 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.

Produzido pela Anhamum Produções e dirigido pelo cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital tem por objetivo contribuir para dar visibilidade a novos valores da produção audiovisual , de forma descentralizada, indo bem além dos grandes centros.
“Queremos mostrar a diversidade do novo cinema brasileiro, e as novas pessoas que estão fazendo esse cinema acontecer, nas suas cidades e comunidades, a cada dia”, afirma Francis. “A relação do festival com a comunidade é outro aspecto muito importante. Para contribuir com Jericoacoara, o festival acontece na baixa estação, ajudando a garantir maior movimentação na cidade nesse período”, complementa.

Para Francis Vale, o momento é de consolidação do festival, já inserido com brilho próprio no calendário audiovisual brasileiro. “Tivemos na segunda edição um festival memorável, com intensa participação de realizadores da maioria dos estados brasileiros, além de homenagens a grandes nomes do cinema, como Nelson Pereira dos Santos e Sérgio Ricardo. E de debates muito interessantes sobre cinema, história e sociologia, a partir da homenagem ao livro ‘Raízes do Brasil’ e a Sérgio Buarque de Holanda”, ressalta o diretor do festival.

2 comentários:

  1. Estes Festivais com certeza tem o crivo do Dr. Ciro Gomes e da Deputada Patrícia. A sociedade agradece.

    ResponderExcluir
  2. Não, dr. Roberto. Não.
    O Francis Vale é um dos caras mais sérios que conheço. Não é filiado a partido,não faz política. Faz cultura.
    As pessoas que fazem esse Festival são absolutamente isentas e distantes do universo político partidário.

    ResponderExcluir