Estudante de 17 anos é orgulho cearense nos Estados Unidos

Um orgulho cearense. O estudante João Lucas Camelo Sá, 17, foi aprovado na seleção do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O MIT é uma das universidades mais conceituadas do mundo, referência em ensino e pesquisa em tecnologia e segundo lugar no ranking mundial, de acordo com o levantamento da Times Higher Education.

João passou por dois processos seletivos: o SAT (sigla em inglês que significa Teste de Avaliação Escolar), aplicado em 116 países no mundo; e pelo Toefl (Test of English as a Foreing Language), que é um teste de proeficiência na língua inglesa. No primeiro teste, o estudante tirou nota máxima (800) e no Toefl, de 120 pontos, João acertou 113.

Um dos reforços que ajudou o estudante a ser selecionado foi seu bom desempenho em olimpíadas escolares. Desde os doze anos, João Lucas disputa esse tipo de competição, tendo como títulos mais expressivos, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática; as pratas na Olimpíada Internacional de Matemática, na Holanda, e na Romênia Master, além do mais recente ouro na Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

Durante os dois primeiros anos no MIT, o universitário explorará áreas que pretende seguir, como computação e economia. O futuro no exterior é certo, assim como, para João, a volta ao Brasil. No MIT já passaram 77 premiados com o Nobel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário