Do blog do dr. Nilson Diniz



“O tempo se encarregou de mostrar que estávamos no caminho certo quando lutamos por esta escola para o Cedro”

Caros amigos, antes de tudo, agradeço a Deus por ter me concedido o privilégio de mais uma vez participar de uma valiosa conquista para a nossa gente, representada pelo ato de assinatura da Ordem de Serviço para ampliação e modernização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) do Cedro, ocorrido na última sexta-feira, dia 16 de março, no auditório do instituto.

A solenidade contou com as presenças do deputado federal, José Guimarães (PT); do diretor deste campus, professor José Nunes Aquino; do reitor do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), professor Cláudio Ricardo; do Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Ceará, Francisco Rivônio de Morais Pinho, além de alunos, servidores, professores, moradores e demais autoridades cedrenses.

Iniciei esta postagem com um agradecimento a Deus pela ocasião, pois em 5 de dezembro de 1994, durante a minha gestão como prefeito de Cedro, inaugurei a Escola Técnica Federal, sendo, na época, a terceira instituição implantada no Estado, mérito do GRANDE filho desta terra, o ex-deputado Federal, Ubiratan Aguiar.

O Campus do IFCE, em Cedro, já atende a uma demanda de 1.205 alunos e agora ampliará sua capacidade de oferta com a construção do Bloco Didático. A nova estrutura compreenderá 16 salas de aula, 02 mini-auditórios, salas para as coordenações de cursos, sala de professores, além de possuir acessibilidade por elevador. As obras de ampliação irão aumentar em 30% a capacidade do instituto de tecnologia do Cedro. Antes, por falta de espaço, de acordo com os professores da escola, algumas aulas teóricas tinham de ser ofertadas nos laboratórios.

O investimento de ampliação custará o valor de aproximadamente R$ 2,4 milhões, recurso este pleiteado pelo deputado Guimarães, vice-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara, a quem, de público, expresso os meus sinceros agradecimentos em nome do povo cedrense, por reconhecer a importância deste empreendimento que irá beneficiar, além do Cedro, 21 municípios localizados na região Centro-Sul cearense.

Confesso que me emocionei quando, durante a solenidade, o professor Glauber Moura informou que, além dos ganhos já anunciados, o reconhecimento do curso de Mecatrônica Industrial pelo MEC obteve conceito 4 (nota máxima 5), informação divulgada em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta mesma data. E o melhor: referido Curso ficou classificado como o 3° melhor do país.
 Eis que foi o próprio tempo que se encarregou de mostrar que estávamos no caminho certo quando lutamos por esta escola para o Cedro, no tempo em que fomos gestores do Município. No princípio, a Escola parecia muito grande para nossa cidade, hoje, contudo, sabemos que ela ficou pequena para as necessidades da nossa juventude. Estamos contemplando, de certa forma orgulhosos, a realidade que representa a ampliação da unidade, que durante os seus 18 anos de existência profissionalizou a nossa gente e hoje contribui para o desenvolvimento do país. Isso é o que eu posso chamar de maioridade plena.

É imperativo que a nossa região possa explorar todo o potencial que esse INSTITUTO tem a oferecer através do ensino, pesquisa e extensão. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) do Cedro é sua, amigo-irmão cedrense. É tempo de valorizá-lo, de defendê-lo. A nossa luta continua dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário