Denunciado pela mulher

 


Foi uma das mulheres de Osama Bin Laden, ciumenta das outras duas que viviviam com ele no esconderijo onde foi morto, quem lhe denunciou ao serviço de inteligência americano, numa operação avalizada pela própria Al-Qaeda.

Essa versão é do general paquistanês Shaukat Qadir, que investigou o caso por oito meses. Ele afirma que Bin Laden começou em 2001 a sofrer com uma deficiência mental, que progressivamente levou seu braço direito, o egípcio Ayman Al Zawahiri, a decidir eliminá-lo.

Depois de vários anos de fuga no noroeste paquistanês, a Al-Qaeda decidiu escondê-lo em Abbottabad, onde mandou construir a mansão. Bin Laden c hegou a essa casa em 2005 com duas de suas esposas, Amal e Seehan, e vários de seus filhos.

As coisas teriam mudado em 2011 quando chegou à casa outra esposa de Bin Laden, Jairia, saudita como Seehan e com quem ele havia se casado no final dos anos 1980 e a quem não via desde 2001. Refugiada e vigiada numa casa no Irã até o fim de 2010, Jairia passou, segundo o general Qadir, vários meses num campo da Al-Qaeda no Afeganistão antes de chegar a Abbottabad em março de 2011, menos de dois meses antes do ataque americano.

Qadir não tem dúvidas de que foi Jairia quem traiu Bin Laden. "É o que Amal, filho de Bin Laden, também acha e disse aos investigadores", afirma o general. Ao chegar à casa, Jairia, já conhecida por seus ciúmes doentios, se instalou no primeiro andar e logo levantou suspeitas. Mencionando um depoimento do filho Amal a seus interrogadores, ele teria alertado o pai sobre a esposa, mas Bin Laden, fatalista, teria se limitado a comentar: "O que tiver de acontecer acontecerá".

Para o general, a Al-Qaeda e seu braço direito Al-Zawahiri guiaram Jairia para que orientasse os americanos a chegar à casa em Abbottabad. A interceptação pelos americanos de uma comunicação telefônica de Jairia contribuiu para convencê-los de que Bin Laden efetivamente se encontrava naquela casa.

O governo de Washington descartou qualquer complô e assegurou ter chegado até Bin Laden por seus próprios meios. E o Exército do Paquistão insiste que ignorava a presença do terrorista em Abbottabad.



Penso eu - Bem feito. Uma só dá uma canceira danada, imagina três. Tinha qeu dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário