Defensores das dunas para passeios de bugs, encaram nova realidade cearense no meio ambiente


Ceará lança primeira pós-graduação do País


O primeiro curso de pós-graduação do País voltado para a formação de profissionais em energias renováveis - eólica e solar -, terá início no próximo dia 17 de março, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Trata-se do MBA em Gestor de Energias Renováveis, curso que terá a carga horária de 420 horas/aula e é direcionado, principalmente, a engenheiros que em suas empresas já estejam envolvidos com o tema da energia ou que pretendam adquirir conhecimentos para implantar projetos nessa área. Paralelamente à Especialização, ocorrerá o curso técnico, com 340 horas/aula, voltado a pessoas que concluíram o ensino médio, segundo informações da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (Fatene).

Segundo o engenheiro cearense e cientista Fernando Alves Ximenes, gestor do curso, o projeto de realização dessa capacitação de mão de obra local é antigo, uma vez que toda a estrutura das torres eólicas – como geradores e equipamentos –, vem do exterior, incluindo a montagem. A participação da faculdade veio para dar início à capacitação de brasileiros. “Como a instituição demonstrou interesse em fazer o curso e possui uma torre eólica (foto) - que, além de produzir energia para a faculdade, funciona como laboratório – temos tudo o que é necessário para a realização do curso”, informa Ximenes.
PIONEIRISMO CEARENSE
Além de pioneira na formação de mão de obra para o segmento de energia eólico-solar, a instituição concluiu, recentemente, a primeira torre de geração de energia 100% limpa (eólica e solar) com capacidade para abastecer, sozinha, seu campus universitário em Caucaia. O empreendimento tem 24 metros de altura, gera 720 KW por dia de energia, obra do engenheiro Fernando Ximenes.

Na avaliação do cientista, o treinamento permitirá aos participantes reduzir os custos de consumo de energia e, com isso, assegurar a competitividade da empresa; realizar alterações que irão surgir no mercado de energia (aumento de preços, impostos sobre a energia e comércio de emissões); contribuir de forma ativa para a proteção atmosférica (gestão ambiental), além de adquirir conhecimentos técnicos e de gestão que permitem otimizar e gerir a utilização da energia na empresa.

“Esses cursos pretendem preencher uma lacuna no mercado cearense e brasileiro na formação desse profissional. A capacitação deve beneficiar, sobretudo, os investidores de energia eólica que apostam no Ceará, uma vez que precisam importar mão de obra para seus empreendimentos”, destaca Ximenes.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O conteúdo programático (dos dois cursos) é composto de aulas teóricas e práticas sobre os fundamentos das energias eólica e solar, termodinâmica, aço, aerodinâmica, eletrônica, desenho, solos, montagem de torres, resistências dos materiais, durezas e métodos de soldas, entre outros. Ao final do curso, o participante receberá um certificado de especialização (para os engenheiros), e de técnico (para os profissionais de ensino médio).

Inicialmente serão disponibilizadas 75 vagas para cada curso (que podem aumentar conforme a procura de interessados). O valor é igual para ambos, de R$ 950,00 mensais e a duração dos cursos para nível superior é de sete meses e, para técnico, cinco meses. Ambos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). As inscrições vão até o dia 15 de março, no campus Caucaia (Rua Coronel Correia, Nº 1119 – Centro). Informações: 3299-2829 - Fatene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário