Uma
comissão de deputados federais da oposição – a maioria tucanos –
realiza, nesta sexta-feira (23), uma visita a um dos trechos das obras
de transposição do Rio São Francisco em Mauriti, Região do Cariri.
A comitiva, organizada pelo dep. Raimundo Gomes de Matos, partirá de
Juazeiro do Norte às 9h com previsão de chegada ao local às 10h.
Leia ainda:
O trecho a ser visitado integra o eixo Norte do projeto de
transposição – Mauriti sedia o canteiro de obras dos lotes 6 e 7 (44 km
de canal). No local, o aterro e as escavações foram feitas, mas
o canal está tomado pelo mato e ameaçado pela erosão – os moradores
confirmam que a obra foi abandonada há meses e sofrem os prejuízos
desta situação. Muitos tiveram de abrir mão de plantações de
cajus porque suas propriedades ficavam no traçado do canal e atualmente
não possuem qualquer fonte de renda.
De acordo com o presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals,
que também integrará a comitiva, a visita objetiva constatar a
realidade dos fatos, muitas vezes repassada de forma distorcida pelo
Governo. “As notícias que temos, através da imprensa e de moradores da
região, são de total abandono da obra. Isso comprova o desprestígio dos
atuais governantes locais e desconstrói falsas propagandas sobre a
transposição”, destaca.
Essa é a primeira que a oposição fará para fiscalizar obras e ações
do governo federal. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno
Araújo (PE), o objetivo é percorrer o Brasil. “Enquanto o governo faz
propaganda do que lhe convém, cabe à oposição fiscalizar o andamento
das ações e projetos que interessam ao país”, disse.
Saiba mais
A aproximadamente 100 km de
Mauriti – já no lote 14, em São José das Piranhas – é construído um
túnel de 13 km batizado Cuncas I, que foi objeto da última visita do
ex-presidente Lula ainda no cargo.Este túnel sofreu um
desabamento parcial em abril de 2011, quando o Governo defendeu que
nenhum operário da obra teria se ferido. Contrariando essa afirmativa,
moradores – parte deles ex-operários demitidos após a paralisação da
obra – testemunham que alguns trabalhadores ficaram feridos e impedidos
de trabalhar por um longo período.
A transposição do São Francisco é um dos projetos mais caros do PAC
(Programa de Aceleração do Crescimento). As obras foram iniciadas em
2007, orçadas em R$ 4,5 bilhões e com previsão de entrega do eixo Norte
este ano e do Leste, em 2010. No início deste mês, o governo anunciou o
segundo reajuste bilionário da obra, cujo orçamento passou para R$ 8,18
bilhões, 82% a mais do que o original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário