Comissão de deputados ciceroneada por tucanos fiscaliza trecho da Transposição do São Francisco


Transp_S_FranciscoUma comissão de deputados federais da oposição – a maioria tucanos – realiza, nesta sexta-feira (23), uma visita a um dos trechos das obras de transposição do Rio São Francisco em Mauriti, Região do Cariri. A comitiva, organizada pelo dep. Raimundo Gomes de Matos, partirá de Juazeiro do Norte às 9h com previsão de chegada ao local às 10h.
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O trecho a ser visitado integra o eixo Norte do projeto de transposição – Mauriti sedia o canteiro de obras dos lotes 6 e 7 (44 km de canal). No local, o aterro e as escavações foram feitas, mas o canal está tomado pelo mato e ameaçado pela erosão – os moradores confirmam que a obra foi abandonada há meses e sofrem os prejuízos desta situação. Muitos tiveram de abrir mão de plantações de cajus porque suas propriedades ficavam no traçado do canal e atualmente não possuem qualquer fonte de renda.
De acordo com o presidente do PSDB no Ceará, Marcos Cals, que também integrará a comitiva, a visita objetiva constatar a realidade dos fatos, muitas vezes repassada de forma distorcida pelo Governo. “As notícias que temos, através da imprensa e de moradores da região, são de total abandono da obra. Isso comprova o desprestígio dos atuais governantes locais e desconstrói falsas propagandas sobre a transposição”, destaca.
Essa é a primeira que a oposição fará para fiscalizar obras e ações do governo federal. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), o objetivo é percorrer o Brasil. “Enquanto o governo faz propaganda do que lhe convém, cabe à oposição fiscalizar o andamento das ações e projetos que interessam ao país”, disse.
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A aproximadamente 100 km de Mauriti – já no lote 14, em São José das Piranhas – é construído um túnel de 13 km batizado Cuncas I, que foi objeto da última visita do ex-presidente Lula ainda no cargo.Este túnel sofreu um desabamento parcial em abril de 2011, quando o Governo defendeu que nenhum operário da obra teria se ferido. Contrariando essa afirmativa, moradores – parte deles ex-operários demitidos após a paralisação da obra – testemunham que alguns trabalhadores ficaram feridos e impedidos de trabalhar por um longo período.
A transposição do São Francisco é um dos projetos mais caros do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As obras foram iniciadas em 2007, orçadas em R$ 4,5 bilhões e com previsão de entrega do eixo Norte este ano e do Leste, em 2010. No início deste mês, o governo anunciou o segundo reajuste bilionário da obra, cujo orçamento passou para R$ 8,18 bilhões, 82% a mais do que o original.

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