Coluna do blog


Coisa que vivenciei
Quem teve a oportunidade de ver Vicente Fialho trabalhando, foi feliz em conhecer um verdadeiro operário do povo. Quando  Ministro do Interior, hoje da Integração, Fialho sonhou com o perímetro Irrigado Jaguaribe-Apodi exportando frutas nobres, disseminando riquezas, abrigando pobres e ricos em lotes que iam de pequenos a grandes e/ou médios produtores. O processo de subida de água do rio Jaguaribe lá pra cima é algo extraordinário. O desnível é enorme, encareceu muito o projeto, mas o lucro seria certo com as exportações. Fialho mandou construir uma bela pista de pouso com condições de pouso e decolagens dos grandes jatos que hoje fazem o transporte de carga no Brasil. Fialho saiu. O DNOCS faliu, o projeto mingou. Ficou restrito à venda de pequenos lotes para investidores maiores e ficou tendo como base de sua sustentação, banana e milho, o milho verde que abastece o Ceará de cangica. Cheguei a ver frutos nobres que aos poucos foram sendo abandonados. Hoje, noticia-se que os caras, ricos, querem plantar soja num projeto piloto de 400 hectares que poderá ser estendido aos 10 mil hectares que a gigante da fruticultura já é dona na Chapada do Apodi. Desfeitos os sonhos do Vicente Fialho. Desfeitos os sonhos de Limeiro do Norte onde se alardeava que lá havia cerca de 20 mil hectares das melhores terras agriculturáveis do Nordeste, do tipo em se plantando tudo dá. Ê vida veia besta pensar em povo, quando o alvo é a conta rica do latifúndio. E benza Deus por não estar abandonado.

A frase: Con la medida que mides te han de medir” – Pensamento espanhol que quer dizer: trate aos outros como você gostaria ser tratado. Aliás, já mandou voltar seu espanhol de hoje?


Conta paga (nota da foto)
Mauro Benevides, filho, deputado estadual licenciado e Secretário da Fazenda do Estado, foi ontem a Brasilia dizer que o Ceará vai muito bem, obrigado, nas suas finanças, pois pagou a conta que tinha espetado com a União. E foi falar grosso pros colegas, lá dele, sobre o que hoje chamam de guerra fiscal.Ótima companhia, Maurinho é um galinho de briga quando discute e não gosta de ser contrariado em suas opiniões.

É céu bom,mas é caro
Há mudanças pra breve no ingresso de brasileiros nos Estados Unidos. Não será ainda a queda do visto, hoje obrigatório entre os dois países, mas uma mudancinha cara.

Novos-velhos caminhos
O brasileiro ainda vai ter que ir ao Consulado americano (no nosso caso o mais próximo é Recife), pagar suas taxas e tirar o visto, tudo como sempre foi, hoje um pouco mais liberal.

US$ 100 paus
Se, chegando lá, quiser evitar a conversa com o policial, paga US$100 dólares, vai a uma máquina, mostra o passaporte pra máquina e,se estiver tudo normal, entra.

De volta ao prelo
Nosso Ciro Saraiva resolveu dedicar corpo,alma e divindade à história do Ceará. Depois de “No Tempo dos Coronéis”, "Do fim do Estado Novo ao golpe de 64 - Antes dos Coronéis." É  o novo livro dele. Para agosto.

Arquivado
Decisão do Ministério da Previdência Social (documento com a coluna) mandou arquivar e extinguir o processo que mantinha contra Edmilson Junior e Cirilo Pimenta, ambos na Prefeitura de Quixeramobim.
Erro
Um desencontro de informações do primeiro auditor previdenciário, restou nulo depois que os dois provaram que as acusações haviam sido formuladas e tidas, posteriormente como inconsistentes na notificação de irregularidades.
Dois de abril
A TV JAngadeiro, de Sobvral, entra no ar em carater experimental dia 2 de abril agora. Como a grade da programação ainda não está pronta, os ajuste dar-se-ão até começo de maio,quando começará a operação a pleno vapor.

Diretor
Quem vai dirigir a TV Jangadeiro em Sobral, será o jornalista Lucas Mendes. Calma gente. É um homônimo do titular e âncora do Manhatam Conexion. Mas fala ingles.

Amanhã,dia 30
Marcos Cals, será agraciado com a medalha Clodoaldo Pinto pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Penitenciário Cearense, quando foi secretário de Justiça e Cidadania do Estado – de 2007 a 2010.Rua Tenente Benévolo,1055.

Se plantar, dá
Desde que o Banco Itaú instalou, em outubro do ano passado, o programa Bike Rio, de aluguel de bicicletas pela cidade, nenhuma foi roubada.  Em Roma,o serviço fechou por causa dos furtos.

Exemplo
Coleguinha Newton Pedrosa, que foi a Paris em recente viagem de trabalho viu o programa de bike de lá e voltou maravilhado. Pensa em incentivar o processo em Paracuru.

Dente por dente
O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT), anunciou a realização de uma audiência pública para discutir o uso de armas pela Guarda Municipal de Fortaleza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário