Château cultiva uvas Carménère pela primeira vez graças às mudanças climáticas


O Château Brane Cantenac, em Bordeaux, está plantando pela primeira vez uvas Carménère, por causa das mudanças climáticas atuais, disse o proprietário Henri Lurton.
Divulgação

Apesar de pouco usada,a Carménère é a sexta variedade de uvas pemitidas, de acordo com as regras da denominação de origem Bordeaux. Foi amplamente cultivada na região de Medoc no século XIX, e considerada um dos pilares do vinho Claret, mas por ser difícil para amadurecer e propensa a doenças (sendo extinta pela Filoxera no final do século), suapopularidade diminuiu.  
"Em 2006, um dos nossos internos chilenos ficou chocado de não termos nenhuma plantação de Carménère e nos incentivou a começar uma pesquisa. Descobrimos que é uma uva que precisa de temperaturas mais elevadas, e com o aquecimento global, nós decidimos plantá-las na parte mais exposta ao sol, na frente do Château", disse Lurton.
Em 2007 eles replantaram um hectare da uva, como teste, a umidade do verão, aliada as médias mais altas de temperatura, permitiu que variedade amadurecesse bem.
"Uma vez que é uma das seis variedades históricas em Margaux, e com o aquecimento global ajudando, acho essencial reintroduzi-la", disse o gerente de operações do château, Christophe Capdeville.

Especial para os companheiros do vinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário