Cearense critica permissão de bebida


O deputado Antônio Balhmann (PSB) disse que votará contra venda de bebidas alcoólicas nos estádios. Para ele, a proibição evita problemas

     


 Duas propostas polêmicas e, em tramitação desde o ano passado, provocam divergências entre parlamentares da base aliada e da oposição e voltam à pauta de votação da Câmara dos Deputados esta semana, inclusive, podendo ser examinadas em sessões extraordinárias: a Lei Geral da Copa e o novo Código Florestal. 

O deputado Antônio Balhmann (PSB) demonstrou que votará contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios.
A matéria tem sofrido atrasos em sua tramitação. O mais recente deles foi provocado por uma crise na base de sustentação do governo que impossibilitou sua votação no plenário da Casa na última semana.
Apesar disso, na semana passada, durante reunião com o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, a presidente Dilma Rousseff garantiu que todos os compromissos assumidos pelo Brasil com a entidade para realização da Copa de 2014 serão cumpridos, inclusive a autorização para venda e consumo de bebidas alcoólicas nas áreas esportivas.

A permissão consta numa lista de garantias dadas pelo governo brasileiro à entidade que comanda o futebol mundial para sediar o evento esportivo, mas o compromisso chegou a ser ameaçado por conta da crise na última semana que resultou na troca dos líderes do governo na Câmara e no Senado.
VOTO VENCIDO
Embora seja voto vencido, o deputado Antônio Balhmann disse ser contra a venda de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros, sobretudo nos jogos da Copa do Mundo de 2014. “Posso até ser voto vencido, na votação da Lei da Copa, mas vou ser contra a venda de bebidas nos jogos da Copa e, mesmo fora dela, porque evita muitos problemas”, pontua o socialista, ressaltando ser a favor dos jogos no Brasil, principalmente no Ceará, mas sem a necessidade de modificar a legislação vigente. Ele, porém, acredita que as obras para Copa do Mundo, sob responsabilidade do governo estadual, ficarão prontas dentro dos prazos previstos.
CÓDIGO FLORESTAL
Outro projeto polêmico deve ir à votação no plenário da Câmara é o novo Código Florestal Brasileiro. Balhmann disse ainda que, assim como a Lei Geral da Copa, a matéria também está sendo pactuada para que seja aprovado o melhor texto possível. 

O socialista afirmou que as questões relacionadas às áreas estuarinas de interesse do Ceará, proposta pela deputado Paulo Pial (...), estão incluídas no texto da nova lei. “Essa é uma conquista muito importante para o Ceará dando para acreditar que ela vai dar certo para que possa produzir bons frutos sem alterar o nosso meio ambiente”, disse.
Para garantir a votação, o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT/SP), já negocia com ambientalistas e ruralistas a votação do substitutivo do Senado. 

Ele defende a votação do texto formulado pelos senadores, e, portanto, o acordo feito para aprovação do Código naquela Casa contou com a participação da bancada ruralista da Câmara.

A bancada ruralista, pro sua vez, quer manter vários pontos aprovados, anteriormente, pela Câmara, como a permissão de atividades agrossilvipastoris nas áreas de preservação permanente (APPs). 
(De Tarcísio Colares do pessoal do blog no aeroporto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário